Programa Cidadania e Justiça na Escola

Desembargador é homenageado no Senado Federal
  • Magistrada participa de evento em Genebra na próxima semana
    03 Julho 2018 por Conunicação Amagis, em Notícias
    Magistrada participa de evento em Genebra na próxima semana

Nota Pública – Matéria publicada no portal Metrópoles

notapublica

A Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios, entidade representativa da magistratura do DF, vem a público, diante das últimas notícias amplamente divulgadas pela imprensa sobre o ocupante de cargo na Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas.

A Amagis-DF esclarece, que ao contrário do que as informações divulgadas deixam subentendidas,  Roberto Caldas atuou como advogado no Brasil e posteriormente como juiz ad hoc da Corte Interamericana de Direitos Humanos em três processos brasileiros, entre 2007 e 2012, quando foi eleito juiz efetivo da corte, com mandato de 2013 a 2018. Assim, não compõe e nunca integrou os quadros da magistratura local e nem nacional.

A propagação de Informações equivocadas como esta evidencia um desserviço para o direito fundamental à informação, pilar fundamental do Estado Democrático de Direito.

A entidade ressalta a importância da responsabilidade dos formadores de opinião e conclama a sociedade a manter vigília sobre o exercício do papel dos meios de comunicação.

Juiz Fábio Francisco Esteves

Presidente Amagis-DF