26 02 16

Em sessão administrativa, nesta sexta-feira, 26, o Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal elegeu a nova Diretoria Administrativa do Órgão para o biênio 2016-2018. Na ocasião, foi eleito como o novo presidente da Casa o Desembargador Mário Machado Vieira Netto. Também foram eleitos: o Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, para o cargo de 1º Vice-Presidente e; o Desembargador José Jacinto Costa Carvalho, para o cargo de 2º Vice-Presidente do TJDFT; e o Desembargador José Cruz Macedo, para o cargo de Corregedor de Justiça do DF.

"Agradeço a confiança depositada em mim e espero que o Tribunal permaneça alçado à situação de destaque no cenário nacional", disse o Desembargador Mario Machado em sua explanação. Natural do Rio de Janeiro, o magistrado será o 34º Presidente do TJDFT.

O atual Presidente, Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, também agradeceu pelo tempo de gestão no TJDF. Na oportunidade, destacou o progresso material e imaterial vivido pela Justiça do DF, com instalações dignas e ambiente adequado para exercer a judicatura. "Hoje o TJDFT é um exemplo para outras Justiças. Foi uma honra dirigir o Tribunal neste último biênio. A confiança em mim depositada seguirá por toda a vida", ressaltou.

Presente na sessão, o Desembargador Sebastião Coelho da Silva, Presidente da Amagis-DF, elogiou a trajetória do novo presidente do Tribunal, Desembargador Mário Machado, com quem já trabalhou no passado. Na ocasião, lembrou a todos sobre a luta da magistratura brasileira pelas eleições diretas. “A Associação continuará lutando pela diretas no Tribunal, com a participação de todos os magistrados, inclusive os de primeira instância. Vou continuar na luta pelas eleições diretas até o fim do meu exercício na magistratura”, garantiu.

Confira, abaixo, breve histórico dos desembargadores eleitos:

O Presidente eleito, Desembargador Mário Machado Vieira Netto, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da UFRJ, em 1971. Foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito Substituto da Justiça do DF, em 1984, mediante concurso público. Em 1986, foi promovido para o cargo de Juiz de Direito da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Circunscrição Judiciária de Taguatinga e em 1997, foi promovido para o cargo de Desembargador do TJDFT.

O 1º Vice-Presidente eleito, Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, nasceu em Paracatu – MG, graduou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1974. Foi Procurador-Geral de Justiça do MPDFT e nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em vaga destinada a Membro do MPDFT, em 2003

Natural de Santa Helena de Goiás - GO, o 2º Vice-Presidente eleito, Desembargador José Jacinto Costa Carvalho, formou-se na FADISC – Faculdades Integradas de São Carlos (SP). Foi promovido a Desembargador do TJDFT em 2004

O novo Corregedor da Justiça do Distrito Federal e Territórios, Desembargador José Cruz Macedo, graduou-se pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), em 1981, o Desembargador José Cruz Macedo nasceu em Mauriti, no Ceará. Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seção DF, e, em 18 de dezembro de 2002, foi nomeado Desembargador do TJDFT, em vaga destinada ao quinto constitucional.

ASCOM/Amagis-DF - 26 de fevereiro de 2016