×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/galerias/18-04-2016
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/galerias/18-04-2016

19 04 16 2

Na noite da última segunda-feira, 18 de abril, o auditório do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) foi palco da solenidade de lançamento e sessão de autógrafos do livro “A Mulher e a Justiça - A Violência Doméstica sob a Ótica dos Direitos Humanos”. A obra, organizada pela Juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, por intermédio da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), reúne capítulos de 25 autores, dentre magistrados e servidores do TJDFT, membros do Ministério Público e professores renomados nas áreas de Direito, Psicologia, Sociologia, Comunicação Social e Antropologia.

A mesa de abertura do evento foi composta por autoridades da área jurídica e autores do livro, entre eles, o Desembargador Sebastião Coelho, Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF); o Juiz Gervásio Silva, coordenador da Justiça Estadual (AMB); a Juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, Diretora de Comunicação da AMAGIS-DF e organizadora do livro; Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Vice-Procuradora-Geral da República e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Soraia da Rosa Mendes, professora do IDP; Lia Zanotta Machado, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Antropologia e professora da UnB; e Ana Lúcia Galinkin, professora da Universidade de Brasília (UnB).

O Desembargador Sebastião Coelho falou sobre a importância de eventos como este, onde há interação com a sociedade sobre a temática da violência contra a mulher. “Estamos sob a mesma ótica, sob o mesmo Deus. Que a igualdade seja uma realidade. Enquanto não for desta maneira, eventos como este serão essenciais para minimizar essas diferenças”, ressaltou o presidente da Amagis-DF.

“Desde o primeiro momento que soube desta iniciativa, emprestei o meu apoio à causa”, afirmou o Juiz Gervásio Silva, sobre o livro “A Mulher e a Justiça - A Violência Doméstica sob a Ótica dos Direitos Humanos”. Ao citar que ainda há disparidades de gêneros, o representante da AMB destacou que “a luta pela igualdade de gênero tem longo período a percorrer, pois ainda não há participação ativa em todos os âmbitos e há preconceitos”.

“Quem trabalha com esse tema desenvolve uma sensibilidade especial”, disse a organizadora da obra e Diretora de Comunicação da Amagis-DF, Theresa Karina de Figueiredo, ao agradecer os autores do livro. A magistrada falou sobre a importância de publicações deste gênero, pois ainda há pressões de vários setores da sociedade para o não cumprimento da Lei Maria da Penha. “Quem trabalha com o tema sabe a gravidade das estatísticas, que colocam o Brasil em destaque no feminicídio”, pontuou Theresa.

A autora Ela Wiecko Volkmer de Castilho falou sobre o tema de seu artigo, no livro: a Violência Psicológica. Segundo Ela, o tema é muito pouco estudado e, apesar da Lei Maria da Penha ter utilizado o termo, sua conceituação não é clara. “Não há estatísticas exatas quanto à violência psicológica, pois a gente não sabe ao certo o que é”. A autora define a violência psicológica como uma conduta que gera dano emocional e prejuízo à autoestima. Para a autora, há diversos tipos penais que poderiam ser aplicados à violência psicológica, porém, ela investiga respostas para o problema em si. “Não estou preocupada em criminalizar as condutas, afinal elas são diversas. Mas nós devemos pensar, identificar e oferecer respostas para o problema”, explicou a professora do Paraná.

Sobre o livro:

Os interessados em adquirir o livro “A Mulher e a Justiça” devem procurar a secretaria da Amagis-DF, pelo telefone 3103-7548. A obra busca promover uma abordagem multidisciplinar do tema para aprimorar os mecanismos de prevenção e controle da violência doméstica, integrar as diversas formas de enfrentamento das questões relativas à violência e proteger as vítimas e seus familiares.

A obra conta com coautoria de: Ana Carolina Chaves; Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes; Ana Lúcia Galinkin; Antonio Henrique Graciano Suxberger; Antônio Pereira Rabelo; Bruno André Silva Ribeiro; Carmen Hein de Campos; Cláudio Nunes Faria; Débora Giestas; Deusélio Bassini Fioresi; Ela Wiecko Volkmer de Castilho; Elaine Bello Bonorino; Elen Cristina Geraldes; Jala Mahira Hassaine da Costa; Janara Kalline Sousa; Karine Brito dos Santos; Lia Zanotta Machado; Lourdes Maria Bandeira; Oriana Piske de Azevêdo Barbosa; Paula Carvalho Peixoto; Rejane Zenir Jungbuth; Soraia da Rosa Mendes; Tânia Mara Campos de Almeida; Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa; e Vanessa Negrini.

ASCOM/Amagis-DF - 19 de abril de 2016


 Mais fotos

{gallery}18-04-2016{/gallery}

Fotos
Amagis-DF/Etcetera - Thiago Rodrigues