×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/galerias/29-04-16
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/galerias/29-04-16

29 04 16

A manhã desta sexta-feira, 29 de abril, o auditório Sepúlveda Pertence, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), esteve movimentado com o lançamento do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2016. A solenidade de abertura contou a presença de autoridades do TJDFT e de parceiros da ação, além dos estudantes das Escolas Classes 512 e 317 de Samambaia, que lotaram o evento.

A mesa de honra da cerimônia de abertura do Programa foi composta pelo Presidente e pelo Corregedor do TJDFT, os Desembargadores Mário Machado e Cruz Macedo; pelo Presidente da Amagis-DF, Desembargador Sebastião Coelho; pelo Secretário de Educação do DF, Júlio Gregório; pelo Desembargador Flávio Rostirola; pela Juíza Gabriela Jardon, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros; e pela Gerente Executiva do Centro de Comunicação Social da Poupex, Carla Siqueira de Alcântara.

"Agradecemos a presença de todos nessa manhã, em que um futuro melhor começa a ser criado na consciência das nossas crianças. Que todos saiam daqui com uma noção diferente da Justiça", disse o Desembargador Sebastião Coelho, que, na oportunidade,  louvou e agradeceu a parceria de pessoas e empresas envolvidas com a causa.

O Secretário de Educação, Júlio Gregório, ressaltou a importância de um programa tanto para os alunos, como para os professores. "Quando se leva para a escola temas como Cidadania, Educação no Trânsito, ou Educação Finaceira, cria-se uma caixinha, dentro da qual o Programa se fez. A grande virtude de um programa é que ele acab permeando todas as ações da escola, não só de alunos, mas dos professores também. Então, é uma ação maravilhosa que produz efeitos para professores e alunos. Um trabalho de formação continuada dos professores", explicou.

Criado em 1999, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF), em parceria com o TJDFT e a Secretaria de Educação do DF, o Programa Cidadania e Justiça na Escola tem o objetivo de levar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental noções de Cidadania e Justiça, que abrangem ética, moral, política e os deveres e direitos fundamentais. 

Este ano, o Programa irá desenvolver palestras em escolas das regionais de ensino do Plano Piloto, Cruzeiro, Samambaia, Taguatinga e Núcleo Bandeirante. A previsão é que cerca de 10 mil estudantes sejam alcançados.

O Cidadania e Justiça na Escola conta com a colaboração de magistrados voluntários que ministram palestras aos alunos. O conhecimento repassado permite que as relações, de agora e da fase adulta, sejam travadas com mais respeito, solidariedade, cordialidade e dignidade. Antes do encontro com os magistrados, o conteúdo do Programa é aplicado aos alunos por meio de uma cartilha, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.

ACOM/Amagis-DF - 29 de abril de 2016

Mais fotos

{gallery}29-04-16{/gallery}