22 03 2017

Em sessão solene realizada nesta quarta, 22/03, Alexandre de Moraes tomou posse como novo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), passando a integrar a 1ª turma do Tribunal, à qual também pertencem os Ministros Marco Aurélio (presidente), Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso.
O presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios, Juiz Fábio Francisco Esteves, compareceu à solenidade que aconteceu no Plenário da Corte e foi conduzida pela presidente da casa, Cármen Lúcia, que deu as boas vindas a Moraes.
Os presidentes da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira, compuseram a mesa, assim como o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Indicado pelo presidente Michel Temer, o jurista ocupa a vaga aberta em decorrência da morte do Ministro Teori Zavascki, vítima de um acidente aéreo ocorrido em 19 de janeiro último.

Trajetória

Natural de São Paulo, Alexandre de Moraes tem 48 anos, é o 168º ministro do STF no período republicano. Antes de chegar ao STF Alexandre de Moraes foi ministro de Estado da Justiça; ocupou cargos no governo de São Paulo como o de secretário estadual de Segurança Pública e o de secretário municipal de Transportes; atuou como advogado, consultor jurídico e promotor de Justiça em SP e também foi membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2005 e 2007.
É graduado em Direito pela USP, possui doutorado em Direito do Estado (2000) e livre-docência em Direito Constitucional (2001) também pela Universidade de São Paulo. Alexandre de Moraes também é professor associado da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e professor pleno da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

ASCOM/Amagis-DF – 22 de março de 2017