26 07 16

A Associação dos Magistrados do Distrito Federal de Territórios (Amagis-DF) convida a todos para assistirem o filme Vidas Partidas. O longa-metragem, de aproximadamente 90 minutos, é livremente inspirado nas alarmantes estatísticas de crimes praticados contra a mulher no Brasil e no mundo. A estréia nacional está prevista para o dia 4 de agosto. Para assistir o trailer do filme CLIQUE AQUI.

Sobre o tema: O combate à violência doméstica e contra a mulher tem sido uma das bandeiras levantadas pela Amagis-DF na área de Direitos Humanos, desde o início de 2015, quando lançou, em março, uma revista especial, intitulada "A Mulher e a Justiça". Para o lançamento da publicação, ocorrida por ocasião do Dia Internacional da Mulher, foi organizada a exposição de quadros "Santas Mulheres", do artista plástico André Lafeta. As obras percorreram ao longo do ano todos os fóruns do Distrito Federal. Em 2016, a revista evoluiu para um livro de quase 300 páginas, organizado pela Amagis, sob o título "A Mulher e a Justiça: A Violência Doméstica sob a Ótica dos Direitos Humanos", que reuniu no total 25 autores, dentre magistrados e servidores do TJDFT, membros do Ministério Público e professores renomados nas áreas de Direito, Psicologia, Sociologia, Comunicação Social e Antropologia. A obra busca promover uma abordagem multidisciplinar do tema para aprimorar os mecanismos de prevenção e controle da violência doméstica, integrar as diversas formas de enfrentamento das questões relativas à violência e proteger as vítimas e seus familiares.

Sobre o filme: 'Vidas partidas' conta a história do casal Graça e Raul, que ao se apaixonarem perdidamente, num Brasil da década de 80, casam-se e tornam-se pais de duas meninas. Os dois possuem uma relação ardente, onde há uma simbiose existencial provocada por alta passionalidade. Tudo vai bem, até que Graça avança em sua carreira, ficando Raul desempregado. Para não desequilibrar o relacionamento, Graça pede um favor a um amigo e ex-marido, que secretamente indica Raul a uma vaga de professor na Universidade, garantindo a ele um emprego. Ao igualar-se financeiramente a Graça, Raul, gradativamente torna-se agressivo, tratando-a cada vez com mais possessividade. As cenas de ciúmes tornam-se frequentes e começam as agressões físicas e psicológicas, resultando num crime de violência doméstica. 

 

ASCOM/Amagis-DF - 26 de julho de 2016