02 08 16

O Presidente da Amagis-DF, Desembargador Sebastião Coelho, acompanhado do presidente em exercício da AMB, Paulo Mello Feijó, e presidentes de tribunais de Justiça, prosseguiu, na tarde da última  segunda-feira (1º) a maratona no Congresso Nacional pela modificação do Projeto de Lei Complementar e Outras Preposições 257/2016, que trata da dívida dos estados. Caso seja aprovado, o PLP terá impacto direto no Judiciário, no Ministério Público e na Defensoria Pública, com cortes de investimentos e até demissões, comprometendo principalmente o atendimento aos cidadãos. O trabalho junto aos deputados foi idealizado em reunião ocorrida durante o período da manhã com diversos presidentes de tribunais de Justiça e representantes associativos, que discutiram as questões relativas ao projeto. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Pedro Carlos Bittencourt, e também contou com a presença da Amagis-MG, Amamsul e Amapi. A reunião aconteceu no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e logo que foi encerrada a comitiva seguiu para a Câmara dos Deputados, onde teve encontro com vários líderes partidários.

“Conversamos com muitos deputados esclarecendo a situação de ingovernabilidade que afetará os tribunais, se o texto for aprovado como proposto originalmente”, disse Paulo Feijó.” “Sugerimos adequações, de modo que o PLP possa atender sua finalidade, sem prejudicar a funcionalidade dos tribunais”, complementou o Presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro.

O grupo conversou com os líderes Jovair Arantes, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB); Rogério Rosso, líder do Partido Social Democrático (PSD); e Rubens Bueno, líder do Partido Popular Socialista (PPS); além do relator do PLP 257, Espiridião Amin (PP-ES), entre outros deputados.

Ao final do dia, foi apresentado um substitutivo pelo relator Esperidião Amin. Diante do novo texto, dirigentes as entidades já estão definindo novas estratégias de trabalho.

ASCOM/Amagis-DF com informações e foto da AMB - 02 de agosto de 2016