05 08 2016

Na tarde da última terça-feira, 2 de agosto, a Secretária-Geral da Amagis-DF, Juíza Caroline Santos Lima, participou da abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno no Distrito Federal. A cerimônia foi realizada no Berçário Nossa Senhora da Conceição, vinculado ao Fórum de Brasília. Compareceram ao evento: o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador Mário Machado Vieira Netto, os Juízes assistentes da Presidência - Gilmar Tadeu Soriano e Carlos Alberto Martins filho, o Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador José Cruz Macedo, a Coordenadora de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde do DF, Miriam Oliveira dos Santos, e a Coordenadora do Programa de Assistência Materno-Infantil - PROAMI/TJDFT, Alessandra Salomão de Souza Alves.

No início da cerimônia foi apresentado um vídeo com depoimentos de mães que continuam amamentando seus filhos após a volta ao trabalho.A Coordenadora do PROAMI, Alessandra Salomão de Souza Alves, salientou a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil e o apoio às mulheres que desejam continuar amamentando seus filhos.

Na oportunidade, o Presidente do TJDFT, Desembargador Mário Machado Vieira Netto afirmou estar atento à importância de programas como o PROAMI. “Sempre haverá apoio do Tribunal para apoio de projetos como este. É bom para as mães e para o Tribunal e faz diferença no rendimento do trabalho”, destacou o Magistrado.

Mais de 150 países dedicam simultaneamente essa semana ao aleitamento materno, de 1º a 7 de agosto. O tema escolhido para este ano é “Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável”. A ação é apoiada pelo TJDFT desde 2008, que dedica uma semana ao tema. Várias palestras sobre amamentação e assuntos relacionados são realizadas por meio do Programa de Assistência Materno-Infantil – PROAMI. Além de oferecer apoio na fase de retorno ao trabalho e permitir que as mães amamentem seus bebês durante o expediente, o Programa tem como objetivo a orientação e preparação da mãe magistrada, servidora ou ocupante de cargo de natureza especial durante a gestação.

Criado em 2005, o PROAMI atendeu 985 bebês de servidores e magistrados e realizou 160 palestras sobre gestação, partos e cuidados com o bebê com a participação de 6.800 servidoras e magistradas.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno- WABA e recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 e coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a Semana do Aleitamento organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais

 

ASCOM/Amagis-DF - 05/08/2016