22 09 16

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), completou, ontem, 21 de setembro, dez anos. Os eventos comemorativos acontecerão no dia 20 de outubro, em uma cerimônia na VIJ/DF, que contemplará uma homenagem a voluntários da Rede e o lançamento de um livro com a trajetória do programa. Também está previsto o lançamento do novo site do setor em breve. E, neste ano, a Rede foi agraciada com um selo virtual comemorativo aos seus dez anos.

Em dados estatísticos acumulados, a Rede Solidária arrecadou, na década, 13 toneladas de gêneros alimentícios e mais de 162 mil itens como peças de vestuário, livros, materiais escolar, artigos para bebês, móveis e eletrônicos, doados por 1,3 mil generosos voluntários. Também, no período, o programa cadastrou 586 voluntários, entre pessoas físicas e jurídicas, que destinaram 5.870 benefícios às crianças e aos adolescentes jurisdicionados da VIJ/DF nas áreas de educação, saúde, profissionalização, cultura, esporte e lazer.

Todas essas ações do Anjos são voltadas às crianças e adolescentes atendidos pela Justiça Infantojuvenil do DF, às suas famílias e às entidades a que estejam vinculados, como instituições de acolhimento, unidades socioeducativas, creches e projetos sociais.

Para Flávia Fonteles, supervisora da Rede Solidária, o sucesso do programa na década passa pela atuação voluntária comprometida e empática. “A missão do voluntário é oferecer companhia, é dizer, ainda que tacitamente, eu me importo com você, é oferecer sem esperar pela retribuição e, ao final, sentir-se bem com a entrega de suas competências e de seus sentimentos solidários”, diz.

ASCOM/Amagis-DF com informações do TJDFT - 22 de setembro de setembro de 2016