Projeto “Falando Direito” é apresentado às associações estaduais de defensores

08 06 16
O projeto “Falando Direito” - de iniciativa da Associação dos Magistrados do DF, em parceria com a Associação Nacional dos Defensorer Públicos (ANADEP) e a empresa Aula Móvel - foi apresentado nesta terça-feira, 7, aos presidentes das associações estaduais da Defensoria Pública, durante assembleia geral extraordinária realizada na sede da ANADEP, em Brasília. Na ocasião, os defensores puderam conhecer detalhes da ação conjunta e verificar como pode ser disseminada em seus estados. O projeto “Falando Direito” tem como objetivo fomentar a promoção da cidadania e Justiça por meio da educação em direitos. 
 
Durante a exposição, o defensor público do DF e ex vice-presidente da ANADEP, Stéfano Pedroso, destacou a importância da educação em direitos e da realização do projeto. “Nos países mais desenvolvidos a questão da educação em direitos é tratada desde cedo e devemos implantar essa cultura em nosso país, na base da escola pública, em um tripé alunos, professores e pais”, disse. Conforme Pedroso, há um projeto de lei para estabelecer o dia nacional de educação em direitos, tendo como protagonista a Defensoria Pública. 
 
Durante a reunião, os dirigentes foram apresentados ao site e redes sociais; à dinâmica de gravação das aulas e vídeos didáticos do YouTube; à estrutura de comunicação. Ao final, a defensora pública de Mato Grosso Synara Gusmão narrou a experiência de encampar o projeto no estado.
 
Outros estados também já estão aderindo a iniciativa: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins. 
 
No DF, o projeto alcança alunos do Ensino Médio da rede pública, das regiões administrativas de Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo. A iniciativa também contempla os pais dos alunos selecionados e os professores. A ideia é desenvolver o protagonismo do jovem na condição de cidadão e membro de uma família. Outro destaque é que a ação qualificará os jovens para vestibulares e concursos públicos. Os módulos do projeto contam com aulas expositivas e debates.
 
ASCOM/Amagis-DF - 8 de junho de 2016