Programa Cidadania e Justiça encerra as atividades da 17ª edição

15 12 2017

O auditório do Tribunal do Júri de Brasília recebeu na manhã desta sexta-feira, 15/12, cerca de 85 alunos das Escolas Classe 411 Norte, do Plano Piloto, e 317, de Samambaia, participantes do Programa Cidadania e Justiça na Escola. O evento contou ainda com a participação de professores, coordenadores e magistrados.

Na abertura do evento, o Juiz Fábio Francisco Esteves, Presidente da Amagis-DF, agradeceu aos parceiros e colaboradores do Programa e enfatizou o empenho e incentivo dos professores que, mesmo após as palestras feitas pelos magistrados nas escolas, continuam a trabalhar discussões em sala de aula acerca do papel do Judiciário na vida social e a importância do conhecimento de direitos e deveres dos cidadãos.

 A juíza Gislaine Reis ressaltou o valor do reconhecimento de direitos e o exercício de deveres pelas crianças desde cedo. “Para mim é uma alegria poder deixar o gabinete por algumas horas e passar manhãs na companhia de crianças, na certeza que estamos colaborando para a construção de um Brasil melhor”, afirmou a magistrada. Na ocasião, a juíza recebeu das mãos do juiz Fábio Esteves um certificado em homenagem aos magistrados que atuaram como voluntários no Programa durante o ano de 2017.

O encerramento foi feito pelo 1º Vice-Presidente do TJDFT, que reconheceu ser o projeto da AMAGIS de suma importância para conscientização de alunos, pais e professores acerca de questões relativas à cidadania, ética e justiça, em uma notável colaboração para a construção de novos e melhores cidadãos.

Para a diretora de educação do campo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Renata Parreira, é imprescindível que esse tipo de evento tenha apoio da Secretaria de Educação, pois agrega valor, constrói uma sociedade mais justa e consciente dos seus direitos e deveres.

A consultora jurídica da POUPEX, Maria Beatriz Castilho da Silva, falou sobre importância do Cidadania e Justiça na Escola e reforçou a alegria que a Poupex tem em ser patrocinadora  do programa.

 

Sobre o Programa

O Programa Cidadania e Justiça na Escola foi desenvolvido em 1999 pela Associação dos Magistrados Brasileiros, AMB, com o objetivo de aproximar os estudantes do 5º ano do ensino fundamental e o Poder Judiciário. A iniciativa foi adotada por diversas Associações de Magistrados do país. Em 2001, foi firmada parceria entre o TJDFT, AMAGIS/DF e Secretaria de Educação do Distrito Federal para a execução do projeto no DF, que hoje é patrocinada pela POUPEX e já atendeu milhares de alunos das escolas públicas do DF.

Este ano o projeto atendeu aproximadamente cinco mil crianças do 5º ano do ensino fundamental e contou com a participação de 20 Magistrados voluntários.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Cidadania e Justiça na Escola.