Juíza Luciana Lopes Rocha participa de debate na TV STJ

7 3 2018

A juíza do TJDFT Luciana Lopes Rocha participou, nesta segunda-feira, 5/3, do programa Justiça Viva, da TV STJ, sobre a luta das mulheres brasileiras por seus direitos. A magistrada debateu o Direito das Mulheres com a presidente de honra da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB Nacional, Fernanda Marinela, e com a professora do departamento de psicologia da UnB, Valeska Zanello. Clique na imagem ao lado para assistir ao vídeo com o programa completo.

O debate foi norteado por questões como a garantia dos direitos humanos das mulheres no Brasil, sobre a efetividade do Sistema de Justiça e sobre a qualificação de magistrados, promotores, policiais e demais agentes públicos para lidar com a violência contra a mulher.

A magistrada do TJDFT falou sobre acordos internacionais, dos quais o Brasil é signatário, sobre medidas pra prevenir violações e promover os direitos humanos das mulheres. Falou sobre a Lei Maria da Penha, uma das melhores legislações sobre o tema no mundo, sobre a alta qualificação de magistrados e sobre o fato do país não conseguir melhorar o quadro de violência contra a mulher: "o que o sistema de justiça tem, atualmente, se preocupado (...) é porque a violência não diminui?". Para isso, falou sobre as estratégias para reduzir o quadro drástico no país, ou seja, garantir a efetividade das medidas protetivas e promover a articulação entre órgãos dos três poderes, de forma interdisciplinar.

A juíza Luciana Lopes Rocha é titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Taguatinga; uma das coordenadoras do Núcleo Permanente Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – NJM/TJDFT; e presidente do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

O Justiça Viva é exibido na TV Justiça toda segunda-feira às 21h, com reprises às 20h nas quartas e sextas-feiras e às 21h nos domingos.

 

Fonte: TJDFT, 7 de março de 2018