2ª Vice-Presidente do TJDFT recebe título de Cidadã Honorária

2 5 2018

A Desembargadora Ana Maria Amarante, 2ª Vice-Presidente do TJDFT, recebeu, da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, o título de Cidadã Honorária de Brasília. A solenidade, de autoria do deputado Wellington Luiz e iniciativa da ex-deputada Eliana Pedrosa, aconteceu no Auditório da CLDF, na noite de sexta-feira, 27/4. A solenidade foi transmitida pela TV Web CLDF e está disponível no Youtube. Clique 

para assistir.

Compuseram a mesa de honra da sessão solene, além do deputado Wellington Luiz e da desembargadora Ana Maria Amarante: o Presidente do TJDFT, Desembargador Romão C. Oliveira; o Desembargador George Lopes Leite, Diretor-Geral da Escola de Formação Judiciária - Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro; a diretora da Escola de Magistratura, Juíza Lilia Costa Vieira; o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; a Diretora-Geral da Faculdade Atame, Aneli Pascoal; o Presidente-Fundador do Instituto Faculdade Processus, Jaci Fernandes de Araújo, representando a Diretora Claudine Araújo; e o Procurador-Geral de Justiça do DF, Leonardo Roscoe Bessa.

Natural de Itajubá–MG, a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, 2ª Vice-Presidente do TJDFT, ocupou o cargo de Promotora de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios, no período de 1987 a 1988. Ingressou no TJDFT em 1988, no cargo de Juíza de Direito Substituta. Em 1992, foi promovida ao cargo de Juíza de Direito do Tribunal, ficando à frente da 1ª Vara Criminal da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília. Em 19 de fevereiro de 2004, a magistrada tomou posse no cargo de desembargadora do TJDFT. Em junho de 2013, foi eleita pelos ministros do Supremo Tribunal Federal – STF para compor o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para um mandato de dois anos. 

A Magistrada é professora da Escola da Magistratura do Distrito Federal, especialista em Direito Público e Estado, pela Universidade de Brasília; especialista em Direito Civil e Processual Civil, com ênfase em Processo Civil e especialista em Direito Registral Imobiliário, com ênfase em Direito Notarial pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci, de Indaial-SC; especialista em Direito Notarial e Registral pela AVM Faculdade Integrada, Rio de Janeiro; e especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.

 

Fonte: ACS TJDFT