Solenidade de abertura do Programa Cidadania e Justiça acontece nesta sexta-feira

19 8 2019

Acontece na próxima sexta-feira (23) a solenidade de abertura da 19ª edição do Programa Cidadania e Justiça na Escola. O evento começará às 9h30, no Auditório Sepúlveda Pertence, localizado no Bloco A do Fórum de Brasília, e contará com a presença de autoridades do TJDFT, dos parceiros da ação e dos alunos das escolas públicas do DF.

O programa foi lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, em 1999, e foi adotado pela Amagis-DF e desenvolvido em parceria com o TJDFT e a Secretaria de  Educação do DF, em 2001. O Programa conta com o patrocínio da Poupex.
O objetivo é levar aos alunos do 5º ano do ensino fundamental noções de cidadania e justiça, que abrangem ética, moral, política, além dos deveres e direitos fundamentais. Na edição do ano passado, em 2018, o Cidadania e Justiça na Escola alcançou 2 mil alunos. Já para esta edição, a estimativa é de que o programa possa alcançar cerca de 5 mil estudantes da rede pública de ensino do DF. A previsão é de que as visitas comecem em setembro. 
O Cidadania e Justiça na Escola conta com a colaboração de magistrados voluntários que ministram palestras aos alunos. O conhecimento repassado permite que as relações, de agora e da fase adulta, sejam travadas com mais respeito, solidariedade, cordialidade e dignidade. Antes do encontro com os magistrados, o conteúdo do Programa é aplicado aos alunos por meio de uma cartilha, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.
Por meio do contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário, o programa busca conscientizar os alunos sobre a forma de exercer esses direitos e, com isso, prepará-los para agirem de forma consciente como futuros cidadãos. A partir da conscientização das crianças, bem como dos professores e coordenadores, o Programa visa, ainda, torná-los multiplicadores dos conhecimentos dentro das comunidades em que se encontram. 
Clique aqui e acesse a página do Programa Cidadania e Justiça na Escola.