Nota de pesar - Paulo Bonavides

A Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS-DF) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do jurista Paulo Bonavides, um dos constitucionalistas mais respeitados do país.

Ao longo da brilhante carreira, sempre se dedicou à formação e qualificação dos profissionais do mundo jurídico, sendo uma referência no estudo do Direito Constitucional nas melhores Faculdades de Direito do mundo.

Nascido em 10 de maio de 1925, em Patos, na Paraíba, Bonavides, além de jurista, era cientista político, jornalista e membro da Academia Cearense de Letras. Iniciou seus estudos jurídicos, em 1943, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde bacharelou-se em 1948. Durante a graduação, foi também Nieman Fellow Associate na universidade de Harvard, entre 1944 e 1945.

Bonavides era presidente Emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC); presidente de Honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID); e fundador e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais (2003).

Por sua influência no pensamento jurídico nacional e internacional recebeu uma série de condecorações, como o título de doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Fortaleza.

Recebeu ainda o Prêmio Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras (1948); a Medalha Rui Barbosa, da OAB (1996); a Medalha Teixeira de Freitas, do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB (1999); a Medalha Pontes de Miranda, do TRF-5; a Medalha Epitácio Pessoa, da Assembleia Estadual da Paraíba; a Medalha do Mérito Universitário, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e o Grande Colar do Mérito, do Tribunal de Contas da União (2005).

A AMAGIS-DF une-se à dor dos amigos e manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares.

 NOTA DE PESAR

Postado em Notícias
Imprimir