Maria Leonor toma posse como Juíza de Direito Substituta de 2º Grau

O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, deu posse, nesta sexta-feira, 1º/12, à Juíza de Direito de Turma Recursal Maria Leonor Leiko Aguena no cargo de Juíza de Direito Substituta de 2º Grau. A solenidade foi realizada no Espaço Flamboyant.

Após assinar o termo de posse, a nova ocupante do segundo grau da Magistratura do Distrito Federal agradeceu as autoridades, familiares e amigos presente e fez um discurso emocionado, citando a sua trajetória e a vontade de continuar o legado em defesa da Constituição.

Na oportunidade, o Presidente da Casa, Desembargador Cruz Macedo, elogiou o trabalho realizado pela Juíza Maria Leonor nas várias circunscrições que a Magistrada atuou e destacou a qualificação da empossada para exercer as atribuições do novo cargo. “Tenho segurança e certeza de que a Desembargadora Maria Leonor vai desempenhar sua jurisdição com muita efetividade, com esse cuidado que ela tem em fazer as coisas e atendendo sempre os interesses dos jurisdicionados” enfatizou o Magistrado.

Removida pelo critério de antiguidade, a Magistrada ocupa o novo cargo em decorrência da aposentadoria do Juiz de Direito Substituto de 2º Grau João Luís Fischer Dias. A remoção da Juíza, eleita por unanimidade, foi decidida pelo Tribunal Pleno na 18ª Sessão Extraordinária, realizada no dia 24 de outubro de 2023.


Perfil

A Magistrada, que ocupava há três meses o cargo de Juíza de Direito de Turma Recursal, tomou posse como Juíza de Direito Substituta do TJDFT em 1995, vindo a ser titularizada na 1ª Vara Cível de Samambaia em 1998.

Exerceu ainda o cargo de Juíza Eleitoral na 13ª Zona Eleitoral, em Samambaia, no biênio 2007/2009 e na 4ª Zona Eleitoral, no Guará, no biênio de 2019/202. Foi ainda Diretora do Fórum de Samambaia, de 1999/2003 e do Fórum do Guará, de 2016/2018.

 4 12 23