Eleita nova gestão do TJDFT para o biênio 2024-2026

Em sessão realizada nesta terça-feira, 20/2, o Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios elegeu a nova Administração do Tribunal para o biênio 2024-2026.
O Desembargador Waldir Leôncio Cordeiro Lopes Júnior foi eleito para ocupar a Presidência do TJDFT; o Desembargador Roberval Casemiro Belinati, para a 1ª Vice-Presidência; o Desembargador Angelo Canducci Passareli, para a 2ª Vice-Presidência; e o Desembargador Mario-zam Belmiro Rosa será o novo Corregedor da Justiça do DF e Territórios. A sessão, realizada presencialmente, foi conduzida pelo atual Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, e realizada com antecedência à posse da nova Administração, conforme Resolução 95/2009, do CNJ.

 

Perfis dos eleitos

O novo Presidente do TJDFT, o Desembargador Waldir Leôncio Cordeiro Lopes Júnior, nasceu em Fortaleza – CE, formado pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. Entre os anos de 1981 a 1984 foi Defensor Público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, sendo nomeado Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios em 1984. Foi eleito para o cargo de 2º Vice-Presidente do TJDFT para o biênio 2014-2016 e para Vice-Presidente e Corregedor Regional do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), para o biênio 2018-2020.

Eleito 1º Vice-Presidente, o Desembargador Roberval Casemiro Belinati nasceu em Cornélio Procópio, no Paraná, e se formou no Centro Universitário de Brasília (Ceub), tendo atuado como como repórter, redator, assessor parlamentar e Vereador em Londrina antes de se formar bacharel em Direito.
Logrou aprovação em três concursos para Juiz de Direito, em Mato Grosso do Sul, Paraná e Brasília. Foi Juiz no Mato Grosso do Sul. Em 1989, tomou posse como Juiz de Direito Substituto no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), sendo promovido a Desembargador em 2008. Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) no biênio 2022-2024.

O 2º Vice-Presidente, o Desembargador Angelo Canducci Passareli é natural de Coronel Goulart, Álvares Machado (SP), o Magistrado é formado pela Faculdade Anhanguera de GO. Antes de ingressar na magistratura pelo DF, em 1983, foi Promotor de Justiça de Minas Gerais. Foi nomeado Procurador no Estado de São Paulo no período de 1985/1989, tomou posse no cargo de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal (TJDFT) em 1989 e em dezembro de 2006 foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ocupou o cargo de 2º Vice-Presidente do TJDFT no biênio 2022-2024.

O novo Corregedor de Justiça do Distrito Federal será o Desembargador Mario-zam Belmiro Rosa. Natural de Douradoquara – MG, exerceu o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entre os anos de 1984 e 1988, quando foi nomeado Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal. Em 2022, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

 

TRE-DF

Na oportunidade, também foram eleitos os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal - biênio 2022/2024, os Desembargadores Jair Oliveira Soares e Sérgio Xavier de Souza Rocha

Para suplentes foram eleitos os Desembargadores Fernando Antônio Habibe Pereira e Alfeu Gonzaga Machado.


A AMAGIS-DF parabeniza a todos os eleitos!

 

21 2 2024