17 06 16

Nesta sexta-feira, 17 de junho, a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) realizou, em conjunto com a Câmara Legislativa do DF (CLDF), o Seminário "A Mulher e a Justiça". O evento, realizado no auditório CLDF, das 9 às 18h, compõe as iniciativas de divulgação dos trabalhos da Amagis-DF na área de direitos humanos e teve como objetivo principal propor medidas eficazes para o enfrentamento do problema da violência doméstica e contra a mulher no DF. O seminário contou com palestras ministradas pelos Juízes Paulo Afonso Carmona, Ana Cláudia Loiola, Rejane Suxberger, Bruno Ribeiro e Theresa Karina de Figueiredo. O encontrou reuniu ainda diversos convidados, dentre eles, professores doutores nas áreas de Direito, Comunicação Social, Antropologia e Sociologia da UnB e IDP.

Compondo a mesa de abertura do seminário - ao lado da Ex-Governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia; do Deputado Distrital Raimundo Ribeiro; e do Advogado José Vieira Alves -, a Juíza Theresa Karina de Figueiredo Barbosa, representando a Amagis-DF, chamou a atenção de todos para a relevância do tema, sobreturo para o elevado número de casos de feminicío no Brasil - que coloca o país hoje no quarto lugar do mundo. Na oportunidade, explicou o objetivo da realização do seminário a todos os presentes. "O objetivo do encontro é, por meio de desse documento que será enviado ao governador do DF e à presidência da CLDF, aprimorar as políticas públicas de amparo e prevenção a crimes. Estamos num momento importante para que possamos semear uma nova cultura de paz, com olhar de direitos humanos e sabendo que todos somos vítimas de violência, quando saímos às ruas", pontuou.

Na ocasião, o advogado José Vieira Alves leu, na íntegra, um manifesto escrito pela Ministra Carmem Lúcia, sobre determinado caso de violência contra a mulher ocorrido na Índia, há mais de um ano, na qual a ministra clama ao Poder Judiciário respostas à sociedade. Em seguida, destacou: "os insucessos das políticas públicas no Brasil reside na falta de coordenação governamental, no aparelhamento inadequado do Estado e na ausência de bons gestores", argumentou ao sugerir, em seguida que a omissão dos agentes fosse colocada em questão na carta de preoposições do seminário. 

"O que se quer realmente é jogar luz sobre um tema que é atual, permanente, faz parte do nosso dia a dia, mas que nem sempre é observado com o cuidado merecido", disse o Deputado Raimundo Ribeiro, idealizador do evento.

A Ex-Governadora do DF Maria de Lourdes Abadia felicitou os organizadores do evento, na pessoa da Juíza Theresa Karina por levantar tão importante tema. E, seguida fez uma minuciosa apresentação sobre os marcos importantes na história das conquistas das mulheresa e as dificuldades encontradas por elas na vida política.

O seminário foi uma inciativa do deputado Distrital Raimundo Ribeiro e foi motivado pelo livro lançado recentemente pela Amagis-DF, intitulado “A Mulher e a Justiça - A Violência Doméstica sob a Ótica dos Direitos Humanos”. A obra reúne capítulos de 25 autores: Ana Carolina Chaves; Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes; Ana Lúcia Galinkin; Antonio Henrique Graciano Suxberger; Antônio Pereira Rabelo; Bruno André Silva Ribeiro; Carmen Hein de Campos; Cláudio Nunes Faria; Débora Giestas; Deusélio Bassini Fioresi; Ela Wiecko Volkmer de Castilho; Elaine Bello Bonorino; Elen Cristina Geraldes; Jala Mahira Hassaine da Costa; Janara Kalline Sousa; Karine Brito dos Santos; Lia Zanotta Machado; Lourdes Maria Bandeira; Oriana Piske de Azevêdo Barbosa; Paula Carvalho Peixoto; Rejane Zenir Jungbuth; Soraia da Rosa Mendes; Tânia Mara Campos de Almeida; Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa; e Vanessa Negrini. Leia mais na matéria sobre o lançamento do livro.

ASCOM/Amagis-DF - 17 de junho de 2016