29 08 16

A Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) participou, no último sábado, 27 de agosto, de uma confraternização organizada pelos coordenadores do Projeto Falando Direito - uma feijoada beneficente que teve como objetivo angariar fundos para a criação do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos, uma iniciativa conjunta de magistrados e defensores públicos para levar o ensino do Direito a todos os jovens estudantes de escolas públicas do Brasil. O evento reuniu cerca de 150 pessoas e contou com o apoio da empresa Santo Feijão, que destinou ao projeto parte da valor arrecadado.

Uma tarde agradável de sol, boa comida e música da melhor qualidade. Além de desfrutar de um evento de altíssimo nível, os convidados da feijoada beneficente do Falando Direito puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto - que tem a Amagis-DF, a Associação Nacional dos Defensores Públicos e a empresa Aula Móvel como realizadoras.

Na oportunidade, o Presidente da Amagis-DF, Desembargador Sebastião Coelho explanou sua satisfação em fazer parte do projeto. “Gostaria de agradecer pela oportunidade concedida à Amagis de participar do Projeto Falando Direito. Caminharemos juntos e unidos nessa luta de levar conhecimento jurídico a todos”, disse.

O Vice-Presidente da Amagis-DF, Juiz Fábio Esteves, um dos fundadores e coordenador pedagógico do projeto, contou brevemente sobre a iniciativa, idealizada há muitos anos em conjunto com o amigo e ex-colega de estudos para concurso, o Defensor Público Évenin Ávila. Na ocasião apresentou o estudante Pablo, um dos mais de 200 alunos que participam das aulas presenciais do projeto, realizadas no auditório do Tribunal do Juri do Fórum do Núcleo Bandeirante, semanalmente - todas as terças e quintas-feiras à noite. Pablo contou como o aprendizado tem mudado suas expectativas para o futuro. "A gente tem essa sede de conhecimento e de aprender mais. A vida ensina muita coisa errada e aparecer um projeto como esse, ensinando o caminho certo, é uma coisa muito inovadora e que que faz a gente se sentir melhor", pontou.

FALANDO DIREITO

Mais de 200 estudantes do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Riacho Fundo compõem a primeira turma do projeto. Para desenvolver o protagonismo do jovem na condição de cidadão, por meio do ensino do Direito, com foco na sua preparação para vestibulares e concursos públicos, o projeto oferece cursos presenciais e à distância. Entre as disciplinas oferecidas estão: Direito Constitucional (direitos e deveres fundamentais), Administrativo, Civil, do Consumidor, Penal, Noções de Processo Penal e Processo Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, entre outros.

O curso é composto por três módulos: um para estudantes, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h; outro para professores, bimestralmente, às quartas-feiras, com aulas expositivas dialogadas; e um para as famílias de alunos, realizado toda última quarta-feira do mês, também com aulas expositivas dialogadas.

Além das aulas presenciais, o Projeto Falando Direito oferece, por meio da empresa Aula Móvel, conteúdos gravados em vídeos, disponibilizados aos alunos do projeto, bem como para jovens estudantes de outros estados, sob a coordenação de defensores públicos regionais. A ideia é permitir que a ação chegue a todas as regiões do país, através de um pacote de disseminação virtual de conteúdo com apoio das instituições estaduais de defensores, bem como das entidades e empresas parceiras nacionais - Escola Nacional dos Defensores Públicos (ENADEP), site Penal em Foco, Etcetera Comunicação, Goint Marketing e Inova BR. O projeto está nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter com ampla participação dos alunos e já possui um portal na internet (pelo linkwww.projetofalandodireito.org.br), com amplo conteúdo e espaço para alunos, professores e sociedade em geral.

ASCOM/Amagis-DF - 29 de agosto de 2016