19 11 16

Na próxima quinta-feira, 24 de novembro, a Juíza Theresa Karina de Figueiredo Barbosa palestra sobre feminicídio durante a penúltima edição do Chá, Café e Prosa 2016 - encontro promovido pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS), do Instituto Marista de Assistência Social, em parceria com o Centro Cultural de Brasília (CCB). O objetivo é suscitar discussões acerca dos direitos humanos e da fé contemporânea. Com o tema central “Pela vida das mulheres: precisamos falar sobre feminicídio”, o evento ocorre no Centro Cultural de Brasília (CCB), a partir das 19h30, junto a especialistas e membros da comunidade do Distrito Federal. O evento é aberto ao público e gratuito.

Sobre o tema - O assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher é tipificado como feminicídio e tem entre as motivações mais comuns o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres. Segundo o relatório Mapa da violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil (Flacso, 2015), referência sobre o tema, os assassinatos atingem, majoritariamente, mulheres na faixa etária de 18 a 30 anos, com crescimento de 54% entre mulheres negras nos 10 anos de abrangência da pesquisa. Cerca de 50% dos crimes ocorrem em casa, sendo algum homem familiar o principal autor. Quase metade dos assassinatos são cometidos com armas de fogo. Os restantes são executados, principalmente, com objetos cortantes e contundentes, indicando características de extrema violência.

Sobre as palestrantes - Para falar sobre dados da Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) e da invisibilidade desses crimes, estão convidadas para o encontro, além da Juíza Theresa Karina de Figueiredo; a advogada e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Distrito Federal (OAB-DF), Daniela Teixeira; e a cineasta e professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB), Erika Bauer.

Theresa Karina de Figueiredo é Juíza de Direito do TJDFT; atual diretora de Comunicação Social da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF); gestora de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do TJDFT. Atuou por vários anos como titular do 2º Juizado Especial de Violência Doméstica do Paranoá. Atualmente, trabalha no Juizado Especial Cível e Criminal do Recanto das Emas e é a diretora deste mesmo Fórum.

Daniela Teixeira é advogada militante há 19 anos nas áreas de Direito Civil e Concessões. Possui MBA em Direito Econômico e das Empresas, pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), doutoranda em Direito Civil da Universidade de Buenos Aires (UBA). Atualmente é vice-presidente da OAB/DF.

Erika Bauer é professora de Audiovisual do Curso de Comunicação da Universidade de Brasília. Graduada em Cinema e Televisão pela Escola Superior de Cinema e Televisão de Munique. Dirigiu vários vídeos e curtas, entre eles Bom Dia, Senhoras (1998). Em 2006, estreou em longa com o documentário Dom Hélder Câmara – O Santo Rebelde.

Serviço: Chá, Café e Prosa debate feminicídio
Data: Dia 24 de novembro de 2016, quinta-feira, às 19h30.
Local:Centro Cultural de Brasília – CCB – SGAN 601 – Módulo B – Asa Norte – Brasília/DF. 

ASCOM/Amagis-DF - 19 de novembro de 2016