×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/galerias/Fotos-06-12-16
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/galerias/Fotos-06-12-16

02 08 16 2

O auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ficou movimentado na noite da última terça-feira, 6 de dezembro, com a formatura da primeira turma de alunos do curso de Educação em Direitos do Projeto Falando Direito - atividade realizada pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), em parceria com a Associação Nacional de Defensoria Pública (Anadep) e a empresa Aula Móvel. A cerimônia contou com a participação do ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca; do presidente eleito da Amagis-DF, Juiz Fábio Esteves; do presidente da Anadep, Joaquim Neto; da coordenadora da regional de ensino do Núcleo Bandeirante, Francismar Moreira; dos representantes da Aula Móvel, Cinara Guimarães e Pablo Guimarães; e da representante do cursos Alub, Raiane de Souza Santana; que compuseram mesa de honra no evento. Na oportunidade, foi lido texto de manifesto pela criação do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade, a fim de ampliar a atuação do projeto nos demais estados brasileiros.

O público do evento e os participantes da mesa puderam ouvir o breve relato de alunos e ex-alunos do Projeto sobre suas experiências com o curso de Educação em Direitos. “A melhor forma de valorizar um sonho é dedicando o seu melhor para trazê-lo à realidade”, disse o estudante de Direito, Marcos Vinícius, ex-aluno do projeto, em um discurso motivador direcionado aos formandos. Também falaram os estudantes de Ensino Médio e formandos do curso, Pablo Matheus da Silva Costa e Uétila Marielle Soares, agradecendo a dedicação de professores e coordenadores.

Com objetivo de ampliar a atuação do Projeto para o alcance de todos os jovens da educação pública do Brasil e disseminar o conhecimento em Direitos aos cidadãos em formação, os membros do Projeto Falando Direito apresentaram um manifesto em favor do lançamento do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade. O texto foi lido pelo advogado e ex-aluno de curso de Educação em Direitos, Vitor Sampaio. Leia aqui o manifesto.

Na ocasião, o presidente eleito da Amagis-DF, Juiz Fábio Esteves, que presidiu a mesa do evento, falou da importância das parcerias para a concretização do projeto e, na oportunidade, agradeceu a todas as instituições e empresas envolvidas: a Escola Nacional dos Defensores Públicos do Brasil - ENADEP, o Governo do Distrito Federal, o Conselho Tutelar, o Projeto ViraVida, o Canal Penal em Foco, e as empresas da área de comunicação, Ectetera Comunicação, InovaBR e Goint Marketing.

O Ministro Reynaldo Soares saudou os pais presentes por acreditarem no projeto como um novo molde de pensamento sobre a educação. “Que essa iniciativa alcance outras unidades federativas por meio do Instituto, pois hoje vimos aqui que é possível, sim, não ficarmos apenas na discussão para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, destacou.

O presidente da Anadep, Joaquim Neto ressaltou que o momento foi de grande emoção e de concretização de um sonho. “Acredito que os formandos saiam daqui hoje com duas certezas: de que são capazes de mudar sua própria realidade; e de que é possível acreditar no país e nas instituições, pois esse projeto é o resultado da união de entidades e empresas que chamaram para si a responsabilidade social”, afirmou.

Ao final, foram entregues aos 100 alunos formandos o certificado de conclusão do curso, juntamente com um bilhete de desconto para cursinho pré-vestibular, concedido pelo Cursos Alub a todos os alunos do Projeto. Ainda, foram premiados, na ocasião, os jovens que mais se destacaram nas categorias “simulado” e “redação de artigo”.

Primeiro ano do Projeto

O Projeto Falando Direito visa desenvolver o protagonismo do jovem na condição de cidadão, por meio do ensino do Direito, preparando-o para vestibulares e concursos públicos. O objetivo maior é formar um jovem consciente de seus direitos e deveres e conhecedor das noções elementares de cidadania. Diversas disciplinas da área foram lecionadas ao longo do ano de 2016, por professores voluntários do projeto - Juízes, Defensores Públicos, Policiais, Advogados, entre outros -, aos alunos. As aulas presenciais ocorreram no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Hugo Auler, no Núcleo Bandeirante, toda terça e quinta-feira, sempre às 19h, para alunos das regionais de ensino do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Arniqueiras.

ASCOM/Amagis-DF - 7 de dezembro de 2016

+ Fotos

{gallery}Fotos-06-12-16{/gallery}