09 12 16

O auditório Sepúlveda Pertence, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ficou movimentado, na manhã de hoje, 9, com o encerramento da edição 2016 do Programa Cidadania e Justiça na Escola e a premiação dos vencedores da IIX Mostra de Talentos Mirins (Talmirim). O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes, professores, magistrados voluntários, autoridades e colaboradores. Em sua 16ª edição, o Programa atendeu, neste ano, cerca de seis mil crianças do 5º ano do ensino fundamental das 4 regionais de ensino do Distrito Federal.

A Secretária-Geral da Amagis-DF, Juíza Caroline Santos Lima, agradeceu aos Magistrados voluntários e aos parceiros e colaboradores do Programa. “Essas crianças são o futuro do nosso país. É essencial que tenham esse contato com o Judiciário, que aprendam sobre cidadania e justiça”, enfatizou. A Magistrada também elogiou a parceria da Poupex, na pessoa da senhora Maria Beatriz Castilho, pelo apoio financeiro em todos os anos do Programa Cidadania e Justiça na Escola.

Os vencedores do prêmio Talmirim concorreram nas categorias Redação, Desenho e Música. Aplaudida pelos colegas, a aluna Isabela Santos Ferreira, da Escola Classe 308 Sul, ficou em primeiro lugar na categoria Redação e foi presenteada com um notebook após ler sua redação. Na categoria Desenho, o aluno Kevin Brian Oliveira Silva, da Escola Classe 411, ganhou um X-Box, presente, que segundo o aluno, foi um pedido que fez ao papai Noel. As vencedoras da categoria música foram as alunas Ana Luíza, Rayssa, Maria Vitória, Maria Eduardo Camara e Vitória Gonçalves pela música “Valeu Justiça”. As vencedoras são da Escola Classe 512 da Samambaia e ganharam Kits completos de beleza como premiação.

Os Magistrados voluntários também foram homenageados pela luta constante frente ao Projeto. Ao total, 17 Magistrados usaram sua vasta experiência e criatividade nas palestras proferidas nas escolas, incluindo áreas rurais do DF, com noções de cidadania, moral, justiça, ética e a didática envolvente com simulações de julgamentos e outras dinâmicas.

Em funcionamento desde 2001, o Programa Cidadania e Justiça na Escola foi criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e adotado pela Amagis-DF e pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Também estiveram presentes no encerramento o Desembargador Sandoval Gomes de Oliveira, a representante da Secretaria de Educação do DF, Janete Araújo da Silva, a representante da Poupex, Maria Beatriz Castilho e os Juízes Gislaine Carneiro Campos Reis, Acácia Regina Soares de Sá e Eutália Maciel Coutinho.

ASCOM/Amagis-DF – 9 de dezembro de 2016