08 03 2017 mulheres

No dia internacional da Mulher, a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e dos Territórios (Amagis-DF) em parceria com a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) reuniu mulheres integrantes do Poder Judiciário em um grande evento.
A abertura do encontro “Mulheres no Poder Judiciário: Desafios e Trajetórias”, que aconteceu no auditório do Superior Tribunal de Justiça – STJ, foi realizada pelos presidentes das associações organizadoras.

O Presidente da Ajufe, Juiz Roberto Carvalho Veloso, destacou em sua fala a importância da igualdade de gênero dentro do Poder Judiciário. “As mulheres tem igualdade de direitos com os homens na Magistratura, contribuem da mesma forma, se dedicam tanto quanto e seus direitos precisam ser preservados’. Afirmou o Magistrado.

Na oportunidade, o Juiz Fábio Francisco Esteves, Presidente da Amagis-DF, enfatizou que as mulheres no Poder Judiciário ainda são minoria “As mulheres ocupam apenas um terço do quadro da magistratura local”, afirmou o Magistrado. “Estamos falando de um desafio muito grande, que é ser mulher Magistrada neste mundo moderno. Em mundo que é plural, mas muito intolerante, no mundo que pretende ser avançado, ser politicamente correto, quer ser muita coisa, mas que ainda apresenta números e realidade extremamente vergonhosos” finalizou o Juiz.

Após a abertura, foi formada a mesa com as palestrantes e debatedoras. A Juíza substituta de 2º Grau do TJDFT Sandra Reves iniciou falando um pouco sobre sua infância, afirmando que desde cedo o pai a deixou consciente de que o fato dela ser mulher tornaria seu êxito profissional mais complicado.
A Subprocuradora-Geral da República, Deborah Duprat, ressaltou que o Estado colabora para reafirmar tradições que travam a equalidade de gênero. "A afirmação feminina passa por três momentos: a igualdade das oportunidades, o direito à diferença e o fim dos essencialismos. “O princípio da segurança jurídica só é possível no reino do sempre igual”.

Para a Juíza Federal, Leda de oliveira Pinho, é possível que as mulheres alcancem a equidade. “É possível sim, tanto que estamos aqui. A igualdade é a base para que consigamos uma justiça e um mundo melhor”, explicou a Magistrada.

Daniela Teixeira, Vice-Presidente da OAB-DF, convidou os presentes para um protesto em repúdio à violência contra a mulher, pedindo à plateia que se virassem de costas, por alguns segundos. Durante sua explanação, a palestrante mostrou várias imagens de reuniões com autoridades e destacou que a participação das mulheres é mínima. Compartilhou ainda, que as mulheres consquistaram uma vitória junto ao Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, pelo menos 30% de cargos da diretoria precisam ser ocupados por mulheres. A medida aplica-se inversamente a chapas majoritariamente femininas, visando igualdade de representação dos gêneros.

Os debates foram iniciados após as exposições da mesa, dirigido pela idealizadora e organizadora do evento, Juíza Rejane Jungbluth Suxberger, contou com as intervenções das Juízas Federais Daniele Maranhão e Clara Mota Pimenta.

No encerramento algumas Magistradas da Justiça Federal e do TJDFT receberam homenagem por suas trajetórias como mulher no Poder Judiciário.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, entre elas o Juiz assistente da Corregedoria do TJDFT, Luís Martius Holanda Bezerra Júnior, que na ocasião representou o Corregedor Geral de Justiça do Distrito Federal, Desembargador José Cruz Macedo.

Confira a relação das homenageadas:

TJDFT
Juíza MONIZE DA SILVA FREITAS MARQUES,
Juíza LEILA CURY,
Desembargadora NILSONI DE FREITAS CUSTODIO
Juíza EUTALIA MACIEL COUTINHO
Juíza GISLAINE CARNEIRO CAMPOS REIS
Juíza MARIA IVATÔNIA BARBOSA DOS SANTOS

AJUFE
Desembargadora Federal SELENE MARIA DE ALMEIDA
Desembargadora Federal GILDA MARIA CARNEIRO SIGMARINGA SEIXAS
Desembargadora Federal MARIA DO CARMO CARDOSO
Juíza Federal POLLYANA KELLY MEDEIROS MARTINS ALVES

 

ASCOM/Amagis-DF – 8 de março de 2017