26 04 2017

Os juízes do TJDFT Rejane Suxberger e Ben-Hur Viza concederam entrevistas, respectivamente, ao Correio Braziliense sobre violência doméstica em zonas rurais e à Rádio Nacional sobre o livro Maria da Penha vai à Escola, que traz orientações para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar.

Em entrevista ao Correio Braziliense, a juíza Rejane Suxberger, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Sobradinho, destacou as características das mulheres do campo que as colocam em maior vulnerabilidade. “Em sua maioria, são mulheres que atuam como provedoras do bem-estar da família, vivendo para cuidar dos filhos e do lar. A maioria acaba não tendo voz dentro do ambiente familiar. A violência que elas sofrem é invisível, principalmente devido à condição geográfica: moram em casas isoladas, longe do restante da família e de vizinhos. Assim, se torna imperceptível o sofrimento”. A magistrada enfatiza ainda que como a escolaridade costuma ser mais baixa na zona rural e que o “provedor financeiro da residência é majoritariamente o homem”, “a mulher acaba submetida a uma situação de violência para sobreviver”.

Ao falar à Rádio Nacional sobre o e-book “Maria da Penha vai à Escola”, disponível no site do TJDFT, o juiz Ben-Hur Viza, coordenador do Centro Judiciário da Mulher do TJDFT, ressaltou que a ideia da publicação é educar, prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O livro foi lançado pelo TJDFT, por meio do Centro Judiciário da Mulher – CJM, no dia 31/3, como parte da programação da VII Semana da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa. O “Maria da Penha vai à Escola” é um projeto desenvolvido pelo Centro Judiciário da Mulher – CJM do TJDFT, desde 2014, para promover e divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas públicas do Distrito Federal.

Durante o ano de 2016, o TJDFT ajuizou 34.071 novos processos relativos a violência doméstica, dos quais 12.702 foram pedidos de medidas protetivas de urgência. No mesmo período, foram realizadas 22.502 audiências e proferidas 16.416 sentenças com base na Lei Maria da Penha. O Distrito Federal conta com 16 juizados especializados em violência doméstica, maior número entre os tribunais brasileiros.

 

Fonte: TJDFT - 26 de abril de 2017