2 10 2017

As atividades do Programa Cidadania e Justiça foram iniciadas no dia 15/9 e três escolas do Distrito Federal foram atendidas. Cerca de 100 alunos receberam a visita dos magistrados do TJDFT que ministraram palestras sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
A Escola Classe 308 Sul foi a primeira participante da 17ª edição do projeto, com a palestra da Juíza Simone Garcia Pena.
Na segunda-feira, 18/9, a Juíza Ana Claudia Barreto esteve na Escola Classe 407 Norte. Já na sexta-feira, 22/09, o Juiz Iran de Lima visitou a Escola Classe 416 Sul.
O Projeto já atendeu mais de 20 mil alunos até o presente momento. Este ano 30 escolas devem receber a visita dos magistrados do TJDFT, a meta é atender cerca de 5 mil estudantes, nas regiões do Plano Piloto, Cruzeiro, Samambaia, Paranoá, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante e Brazlândia.
O Programa  foi lançado pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB e desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal – Amagis/DF, em parceria com o TJDFT e a Secretaria de Educação do GDF e o patrocínio da Poupex. O objetivo é promover um contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário, com o propósito de levar noções de cidadania e justiça para os estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, preparando os futuros cidadãos para agir de forma consciente.
          As palestras visam agregar aos ambientes escolares informações sobre os direitos humanos, a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário e o trabalho dos profissionais que nele atuam, adequando a linguagem técnica à infantil. Os alunos possuem espaço para debaterem e opinarem a respeito do tema. O conhecimento dos direitos e deveres pode servir para afastar a violência, alcançar o comprometimento do cidadão com o futuro do país e acolher ideais de Justiça Preventiva.