16 10 2017

O Programa Cidadania e Justiça na Escola chega a seis escolas da rede pública do DF nesta semana. A previsão é atender mais de 300 alunos. A primeira visita acontece na manhã desta terça-feira, 17/10, no Centro de Ensino Fundamental 115, do Recanto das Emas. Na ocasião, a juíza do TJDFT Acácia Regina irá palestrar aos alunos do 5º ano sobre os direitos e deveres de cada cidadão.

As ações do Programa são desenvolvidas pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal – AMAGIS-DF, em parceria com o TJDFT. O objetivo é levar aos alunos do 5º ano do ensino fundamental noções de cidadania e Justiça, que abrangem ética, moral, política, além dos deveres e direitos fundamentais.

Além do Recanto das Emas, na quarta-feira, 18/10, serão realizadas visitas às escolas classes 106 e 411 Norte e 317 de Samambaia. Na quinta-feira, 19/10, os alunos da escola classe 316 Sul receberão noções de direito e de cidadania. Já na sexta-feira, 20/10, será a vez da escola Classe 3 do Paranoá receber as atividades do Programa.

Em sua 17ª edição e com 20 mil alunos atendidos desde 1999, o Cidadania e Justiça na Escola visa promover o contato simplificado dos estudantes com o Poder Judiciário, por meio da colaboração de magistrados voluntários do TJDFT que ministram palestras aos alunos. Antes do encontro com os magistrados, o conteúdo do Programa é aplicado aos estudantes por meio de cartilha, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.

Por meio do contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário, o Programa busca conscientizar os alunos sobre a forma de exercer esses direitos e, com isso, prepará-los para agirem de forma consciente como futuros cidadãos. A partir da conscientização das crianças, bem como dos professores e coordenadores, o Programa visa, ainda, torná-los multiplicadores dos conhecimentos dentro das comunidades em que se encontram. 

 

Fonte: TJDFT - 16 de outubro de 2017