VIJ, IEDF e Amagis realizam campanha para instalar brinquedotecas especializadas em instituições de acolhimento

17 08 2017

A Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) e a Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF) realizam, de 16/8 a 15/9, a campanha 100% Fraterno. O objetivo é arrecadar brinquedos pedagógicos para a criação e o aparelhamento de brinquedotecas especializadas em sete entidades de acolhimento do DF. A campanha tem a parceria do colégio Sigma na arrecadação e divulgação da ação, e o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do DF (Assejus) na disponibilização de postos de coleta nos fóruns do DF. A VIJ/DF realiza a campanha por meio do seu programa de voluntariado, Rede Solidária Anjos do Amanhã.

Até o dia 15 de setembro, podem ser doados brinquedos pedagógicos e outros itens necessários ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, como baralhos dos sentimentos, famílias de bonecos, instrumentos musicais, fantoches, minicozinhas, entre outros. Os objetos devem ser novos ou estar em bom estado de conservação e inteiros, e serão importantes para dotar com acervo especializado as brinquedotecas já existentes e as que virão a ser instaladas. Todas as pessoas de boa vontade podem participar, e as doações são imprescindíveis para a concretização dessa ação fraterna. 

Além de entreter e propiciar momentos lúdicos, as brinquedotecas pedagógicas são importantes para ajudar crianças e adolescentes a dominarem seus medos, ansiedades e outros bloqueios emocionais, utilizando o brinquedo como instrumento de expressão, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. 

A Campanha beneficiará as entidades de acolhimento Aldeias Infantis SOS, Batuíra – Obras Sociais do Centro Espírita, Casa Transitória de Brasília, Grupo Luz e Cura, Lar de São José, Nosso Lar e UNAC - Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes . Essas entidades foram consultadas sobre os materiais necessários à montagem dos espaços e forneceram uma lista com os objetos importantes para o desenvolvimento das atividades lúdico-pedagógicas que serão ministradas junto ao público beneficiário.

Para fazer sua doação e consultar a lista completa dos itens solicitados, clique aqui. A Rede Solidária Anjos da Manhã desenvolveu um sistema informatizado para facilitar as doações e proceder à contagem dos itens arrecadados. Após o preenchimento do formulário, você irá receber uma mensagem de agradecimento pela adesão à campanha e a confirmação do dia e do local que deverá ser entregue o produto.

Outra maneira de ajudar é reunir um grupo de amigos para dividir o valor da doação. A solidariedade é um sentimento contagiante que pode alcançar outras pessoas: basta que você dê o primeiro passo e sensibilize os que estão a sua volta. Para mais informações, entre em contato com a Rede Solidária nos telefones 3103-3382, 3285 e 3259.

Participe! Deixe fluir sentimentos como solidariedade e empatia, valores que se coadunam com o sonho de uma sociedade mais fraterna. As doações podem ser entregues até o dia 15 de setembro nos seguintes locais:

•             Sede da Rede Solidária Anjos do Amanhã – SGAN, 909 Norte.

•             Postos da Assejus nos fóruns do DF.

•             Sede da Assejus – Fórum de Brasília, Bloco A, 10º andar.

•             Amagis – Fórum de Brasília, Bloco B, 10º andar.

•             Unidades do Colégio Sigma.

•             Sigma de Águas Claras (Rua  14 Sul, s/n, Lote 6).

•             Sigma Asa Sul (SGAS 912).

•             Sigma Asa Norte (SGAN 910).

•             Sigma L2 Sul (SGAN 606).

Parceria

A campanha 100% Fraterno faz parte de uma parceria celebrada entre a VIJ/DF e o IEDF, em 4 de agosto, com a finalidade de promover ações sociais conjuntas orientadas para arrecadação de bens, na forma de campanhas ou doações avulsas, a serem destinados ao público atendido pela VIJ/DF. A parceria também prevê o desenvolvimento de atividades educacionais destinadas a adolescentes sob aplicação de medidas protetivas ou socioeducativas.

Anjos do Amanhã

A Rede Solidária Anjos do Amanhã é um programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF, criado em 2006. A Rede faz parte da estrutura organizacional da VIJ e tem como missão gerar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes no DF tenham acesso aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Qualquer pessoa com boa vontade e motivação reúne condições para atuar no voluntariado. Para se tornar um voluntário da Rede Solidária Anjos do Amanhã, basta se inscrever pelo site anjosdoamanha.tjdft.jus.br, ou entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 3103-3382/3285.

Sobre o IEDF

O Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) é um órgão voltado à socialização do conhecimento jurídico a estudantes da rede pública de ensino do Brasil, visando ao pleno desenvolvimento do jovem, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para vestibulares e concursos públicos.

 

Fonte: TJDFT - 17 de agosto de 2017

Postado em Notícias
Imprimir