Marilza Neves Gebrim toma posse na Turma Recursal

A Juíza Marilza Neves Gebrim tomou posse como Juíza da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (26/06), no Gabinete da Presidência do TJDFT e teve a AMAGIS-DF representada pela Vice-Presidente Ana Cláudia de Oliveira Costa Barreto.

A representante da Associação lembra a jornada da empossada profissional e pessoalmente. “A Dra. Marilza tem uma longa história de serviços prestados ao TJDFT, valendo lembrar que, antes de ser Magistrada, também atuou como servidora. Além de sua atuação jurisdicional, também já exerceu outros cargos, tais como juíza assistente da Presidência, da Vice-Presidência e da Corregedoria. É uma juíza extremamente dedicada, experiente e atenta aos jurisdicionados. Com a sua remoção, poderá contribuir ainda mais para a Justiça do DF”, estima.

A Juíza de Turma Recursal conta a sensação de receber o novo cargo. “É com muita honra e senso de responsabilidade que assumo o cargo. Integro o grupo de excelentes Magistradas que a compõem. Este momento representa não apenas a coroação de minha trajetória profissional, mas também o início de um novo capítulo para mim e minha equipe, repleto de desafios e compromissos com a Justiça e a sociedade”, relata.

Marilza Neves Gebrim conta as sensações de atuar na Turma já há dois meses. “Desde a convocação, no final do mês de abril, tenho tido a desafiadora experiência de julgar em colegiado, após quase 30 anos de julgamentos individuais, o que tem representado um grande aprendizado. Ao assumir esse cargo, reafirmo a crença de que a Justiça é mais que um ideal: é uma construção diária, feita não só de escolhas responsáveis, mas de escuta atenta e de coragem para decidir e esse é o meu compromisso”, afirma.

A AMAGIS-DF parabeniza sua associada pela posse e deseja sucesso nesta nova fase da carreira.

Foto: Divulgação/AMAGIS-DF

Sede Social recebe o Arraiá AMAGIS-DF

Neste sábado (20/06) aconteceu o Arraiá AMAGIS-DF 2025, na Sede Social da Associação. A festa junina contou com atrações musicais, diversão, alimentação e bebida ao longo da noite para os associados, associadas e convidados.

Entre as atrações, as diferentes comidas típicas fizeram parte do evento. Além disso, houve o sorteio de uma televisão 75 polegadas e de uma caixa de som de alta performance: os Juízes Ronaldo Pinheiro Rocha e Zoni de Siqueira Ferreira foram os vencedores dos prêmios, respectivamente. O grupo Xero de Cangote e a quadrilha Rasga o Fole animaram ainda mais a noite com música e apresentação ao vivo.

A Diretora de Eventos, Renata Crispim, pontua o sucesso do encontro. "Ver o sucesso do nosso Arraiá é uma alegria imensa e a certeza de que todo o esforço na organização valeu a pena. A festa está linda e acolhedora, mas o que realmente chama a atenção é a energia e a animação dos colegas e de suas famílias. Para mim, como diretora social, é gratificante ver que conseguimos proporcionar uma noite tão especial, resgatando a nossa tradição junina com muita beleza e alegria, fortalecendo ainda mais os nosso laços", relata.

A boa animação também foi ressaltada pelo Juiz Asiel Henrique de Souza. "É uma festa que faz parte do calendário da AMAGIS há muito tempo e é sempre um momento bom, agradável, para a gente encontrar os colegas porque no dia a dia realmente a gente pouco encontra os colegas. Então esse é o momento da gente encontrar os colegas nesse ambiente descontraído, bater papo e comer comida gostosa", declara.

A ocasião de confraternização é bem-aproveitada pelos associados, como afirma o Juiz Mateus de Braga Carvalho. "A gente sempre tem uma expectativa alta porque os eventos da AMAGIS sempre têm um padrão muito alto, mas a gente acaba sempre se surpreendendo. Está tudo muito lindo: muita comida, muita gente, é muito legal você poder encontrar seus colegas, poder realmente fortalecer esses vínculos de amizade que às vezes ficam um pouco ofuscados pelo trabalho que é tão puxado. Poder encontrar os amigos nesse clima de descontração, de animação é muito bom e o clima está maravilhoso. Como sempre, a AMAGIS está de parabéns", reforça.

Em discurso, o Presidente da AMAGIS-DF, Carlos Alberto Martins Filho, falou da importância da união associativista. "É um ambiente agradável, de confraternização, que, especialmente nesse momento complexo para a Magistratura, demonstra a união de todos e todas. A festa demonstrou esse cenário", descreve.

Fotos: Dan Moutinho

AMB participa do encerramento do 2º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual

Aconteceu, nesta quarta-feira (17), a cerimônia de encerramento do 2º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual. Foram três dias de debates e votação de propostas de enunciados em diferentes áreas do Direito, reunindo Ministros, Magistrados e diversos especialistas na sede do Superior Tribunal de Justiça.

A Diretora Institucional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) Acácia Regina Soares de Sá integrou a comitiva da instituição representando a AMAGIS-DF. A Magistrada apresentou enunciado sobre litigância abusiva no último dia do evento.

Segundo o STJ, 1.353 propostas de enunciados foram enviadas para deliberação e votação. Delas, 704 foram apresentadas por Magistrados; 37 por representantes do Ministério Público; 118, da Defensoria Pública; 224, da advocacia privada; 204, da Academia; e 66 por servidores do STJ.

Foto: Lucas Pricken/STJ

Junte-se à AMAGIS e
fortaleça a magistratura

Últimas Notícias

Diretora da AMAGIS-DF participa de data de propostas de enunciado do 2º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual

O 2º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual já está acontecendo em Brasília, com a sua etapa de propostas de enunciado finalizada entre esta segunda (15/06) e quarta-feira (17/06). A Diretora de Comunicação da AMAGIS-DF, Acácia Regina Soares de Sá, foi uma das Magistradas a propor no encontro realizado na sede do Superior Tribunal de Justiça.

A Juíza apresentou o enunciado 704 da etapa. O mesmo diz que “havendo indícios da prática de litigância abusiva, nos termos da Recomendação n. 159 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é recomendável que as informações sejam encaminhadas ao Numopede (Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas) ou Centros de Inteligência, conforme a estrutura do Tribunal, para apuração mais detalhada e prevenção geral de litigiosidade”.

A Magistrada fala sobre os pontos positivos da aprovação do enunciado. “É de grande importância para o aprimoramento do sistema de Justiça que deve ser observado de uma forma macrossistêmica e serve de referência para atuação”, relata.

Foto: Divulgação

em Notícias

Ouvidores-Gerais eleitos do TJDFT tomam posse

O Presidente do Tribunal, Desembargador Jair Soares, deu posse nesta terça-feira (16/06) aos novos Ouvidores-Gerais da instituição. Eleitos na Sessão do Tribunal Pleno na última terça-feira, os Desembargadores Alfeu Gonzaga Machado e Fabrício Fontoura Bezerra (substituto) tomam lugar no novo cargo. A cerimônia aconteceu no Gabinete da Presidência, no Palacinho.

Em discurso, o Desembargador Jair Soares relembrou o trabalho e o progresso da Ouvidoria. "Por meio da Ouvidoria, a sociedade encontra um canal qualificado para um melhor trabalho. Lembramos o falecimento prematuro da Desembargadora Maria de Lourdes Abreu, onde a Ouvidoria ficou sem sua firme liderança. Os empossados têm a missão de ampliar o dever de trabalhar junto da sociedade com o legado daqueles que a construíram", declara.

Empossado, o Desembargador Alfeu Machado confirmou o alinhamento de continuidade da pasta descrito pelo Presidente do TJDFT anteriormente. "Estamos cientes do trabalho institucional da ouvidoria. Agradeço a confiança dos pares para o trabalho. Assumo este compromisso publicamente para tornar efetiva a prestação jurisdicional de um tribunal que é exemplo para todo o Brasil", relata.

Foto: Paulo Martins/AMAGIS-DF

em Notícias

AMB participa de Assembleia Geral Extraordinária com Magistrados e Magistradas potiguares

A Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN) realizada na última quinta-feira (11/06), contou com a presença de lideranças da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em agenda no estado. O encontro em Natal também incluiu outras lideranças de associações estaduais para o debate de temas estratégicos da carreira e os desafios da Magistratura brasileira.

Os diretores da AMB falaram aos Magistrados potiguares sobre a manutenção do diálogo como chave para a continuidade da construção conjunta de estratégias voltadas ao fortalecimento da carreira da Magistratura. Foi isso que endossou no encontro o Presidente da AMAGIS-DF e Vice-Presidente de Gestão e Prerrogativas da AMB, Carlos Alberto Martins Filho: “A presença da AMB nos encontros promovidos pelas associações locais da Magistratura, especialmente no momento atual vivido pela Magistratura nacional, é de extrema importância, pois reforça a atenção, a proximidade e o apoio à base”.

Foto: Divulgação/AMB

em Notícias

AMB cumpre agenda com os Magistrados e Magistradas da Paraíba

Seguindo a agenda de reuniões locais com a Magistratura dos diferentes estados do país, a Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) participou de encontro realizado pela Corregedoria Nacional de Justiça na Paraíba. A reunião aconteceu na última sexta-feira (12/06), em Campina Grande.

A agenda reuniu cerca de 70 Magistrados e Magistradas paraibanos junto de lideranças de caráter nacional, como o Corregedor Nacional de Justiça, o Ministro Mauro Campbell, acompanhado pelo Juiz auxiliar Lizandro Garcia Gomes, associado AMAGIS-DF. Em pauta, estiveram temas de interesse da carreira da Magistratura e do Poder Judiciário.

A AMAGIS-DF esteve representada pelo Presidente Carlos Alberto Martins Filho, também como Vice-Presidente de Gestão e Prerrogativas da AMB. Em fala, o Magistrado pontuou os esforços do Ministro Mauro Campbell pela postura favorável a uma melhor carreira para os Magistrados e Magistradas de todo o Brasil: “Tem feito uma interlocução séria, honesta, pragmática e institucional. No atual contexto desafiador, o Corregedor tem auxiliado de forma decisiva na construção de soluções destinadas a colocar a Magistratura no devido lugar que deve ocupar”.

Foto: Divulgação/AMB

em Notícias

História

O ano de 1969 representa um retrocesso na história da democracia brasileira. O Ato Institucional Número 5, com limitação ao regular funcionamento do Poder Judiciário representa um duro golpe na independência da magistratura.

Programas

Cidadania & Justiça na Escola

Desenvolvido desde 1999, o programa Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de promover um contato direto dos estudantes com o oder Judiciário e no propósito de levar noções de cidadania e justiça para os estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, preparando os futuros cidadãos para agir de forma consciente.

O Programa foi encampado por diversas Associações de Magistrados do País. No Distrito Federal, foi adotado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e pela Associação dos Magistrados do DF - AMAGIS/DF, em 2001, que firmaram convênio com a Secretaria de Educação do DF e deram inicio ao projeto. Para sua execução no DF, o programa tem como patrocinadora oficial a POUPEX. Hoje, o Programa Cidadania e Justiça na Escola é parte integrante das ações promovidas pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF).

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as novidades da Amagis no seu email