Amagis-DF lança 16ª edição do "Cidadania e Justiça na Escola"

29 04 16

A manhã desta sexta-feira, 29 de abril, o auditório Sepúlveda Pertence, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), esteve movimentado com o lançamento do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2016. A solenidade de abertura contou a presença de autoridades do TJDFT e de parceiros da ação, além dos estudantes das Escolas Classes 512 e 317 de Samambaia, que lotaram o evento.

A mesa de honra da cerimônia de abertura do Programa foi composta pelo Presidente e pelo Corregedor do TJDFT, os Desembargadores Mário Machado e Cruz Macedo; pelo Presidente da Amagis-DF, Desembargador Sebastião Coelho; pelo Secretário de Educação do DF, Júlio Gregório; pelo Desembargador Flávio Rostirola; pela Juíza Gabriela Jardon, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros; e pela Gerente Executiva do Centro de Comunicação Social da Poupex, Carla Siqueira de Alcântara.

"Agradecemos a presença de todos nessa manhã, em que um futuro melhor começa a ser criado na consciência das nossas crianças. Que todos saiam daqui com uma noção diferente da Justiça", disse o Desembargador Sebastião Coelho, que, na oportunidade,  louvou e agradeceu a parceria de pessoas e empresas envolvidas com a causa.

O Secretário de Educação, Júlio Gregório, ressaltou a importância de um programa tanto para os alunos, como para os professores. "Quando se leva para a escola temas como Cidadania, Educação no Trânsito, ou Educação Finaceira, cria-se uma caixinha, dentro da qual o Programa se fez. A grande virtude de um programa é que ele acab permeando todas as ações da escola, não só de alunos, mas dos professores também. Então, é uma ação maravilhosa que produz efeitos para professores e alunos. Um trabalho de formação continuada dos professores", explicou.

Criado em 1999, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF), em parceria com o TJDFT e a Secretaria de Educação do DF, o Programa Cidadania e Justiça na Escola tem o objetivo de levar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental noções de Cidadania e Justiça, que abrangem ética, moral, política e os deveres e direitos fundamentais. 

Este ano, o Programa irá desenvolver palestras em escolas das regionais de ensino do Plano Piloto, Cruzeiro, Samambaia, Taguatinga e Núcleo Bandeirante. A previsão é que cerca de 10 mil estudantes sejam alcançados.

O Cidadania e Justiça na Escola conta com a colaboração de magistrados voluntários que ministram palestras aos alunos. O conhecimento repassado permite que as relações, de agora e da fase adulta, sejam travadas com mais respeito, solidariedade, cordialidade e dignidade. Antes do encontro com os magistrados, o conteúdo do Programa é aplicado aos alunos por meio de uma cartilha, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.

ACOM/Amagis-DF - 29 de abril de 2016

Mais fotos

{gallery}29-04-16{/gallery}

 

 

 

 

 

 

 

Postado em Notícias
Imprimir