O Programa Cidadania e Justiça na Escola inicia nesta sexta-feira, 29/6, as atividades para o ano de 2018 em solenidade que ocorrerá no Auditório Sepúlveda Pertence do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, às 9h30.
O programa, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), foi adotado pela Amagis-DF, pelo TJDFT e pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em 2001.
Por meio do programa, são promovidos encontros entre magistrados, alunos e professores do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas para discutirem questões relativas à cidadania, à ética e à justiça.
Durante as atividades, os professores recebem uma cartilha em forma de revista em quadrinhos que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito. O assunto é explorado em sala de aula e os alunos recebem a visita do magistrado na escola, quando o conteúdo da cartilha é detalhado pelos juízes e desembargadores numa conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.
Com o programa, o aprendizado da cidadania permite que as relações sejam travadas com mais respeito, solidariedade, ética, cordialidade e dignidade. O conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência, alcança o comprometimento do cidadão com futuro do País e acolhe o valor de Justiça Preventiva.
Em 2017, o programa alcançou seis mil crianças das regionais do Plano Piloto, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Paranoá.
As atividades foram encerradas com uma grande festa de premiação aos vencedores do concurso Talmirim, realizado nas modalidades redação, música, desenho, dança e teatro.
Para este ano, a expectativa é de que dez mil crianças sejam atendidas pelo programa, inclusive de escolas localizadas na área rural.
Programa Cidadania e Justiça na Escola inicia atividades de 2018
Postado
em
Notícias