A Justiça não para: números do TJDFT de 16/3 a 17/5

Audiências, sessões e conciliações por videoconferência, teletrabalho. O Judiciário local se reinventa com auxílio da tecnologia e dá continuidade à prestação jurisdicional no Distrito Federal. No período de 16/3 a 17/5, os magistrados do TJDFT proferiram 50.568 sentenças e acórdãos. Ao todo, foram 324.613 atos judiciais, entre sentenças, acórdãos, decisões e despachos. No referido período, os servidores realizaram 3.159.620 atos de expediente de forma a dar andamento aos processos.

As medidas preventivas adotadas devido à pandemia da COVID-19 – entre elas o teletrabalho, a suspensão das audiências presenciais e a vedação do acesso do público externo às dependências do Tribunal – estão prorrogadas por prazo indeterminado no TJDFT, conforme Portaria Conjunta 50/2020. No entanto, a Justiça do DF vem se empenhando na busca de alternativas ágeis e seguras para garantir o acesso à Justiça.

A realização de audiências, sessões e conciliações por videoconferência já é um realidade no Tribunal. Nesta semana, por exemplo, a 1ª Vara Criminal e Tribunal do Júri de Santa Maria realizou a primeira audiência por videoconferência, por meio da plataforma Cisco Webex do CNJ, conforme Portaria Conjunta 52/2020, referente a processo de homicídio qualificado.

Em abril e na primeira quinzena de maio, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília realizou 159 sessões de conciliação por videoconferência. As pessoas interessadas em participar de uma audiência por videoconferência podem registrar os pedidos diretamente pelo Canal Conciliar. 

Durante a pandemia, o TJDFT reinventou-se para atender as demandas e continuar realizando os trabalhos sem prejudicar os jurisdicionados.

Fale Conosco

O TJDFT destaca que disponibiliza na página principal do seu site o link “Endereços e Telefones”, com os contatos de todas as suas unidades administrativas e judicias.

Além disso, caso o jurisdicionado tenha dúvidas sobre o sistema PJe, poderá entrar em contato por meio do meio do Chat do PJe , das 12h às 18h30, nos dias úteis. 

O cidadão pode entrar em contato ainda com a Ouvidoria do TJDFT por meio de formulário eletrônico ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pela Central de Teleatendimento nos telefones  (61) 3103-7000; 0800 61 4646; 159, das 8h às 20h, em dias úteis. 

 

Fonte: ACS TJDFT

21 05 2020