Juiz vence Prêmio Desafio Lideranças Públicas Negras

O Juiz do TJDFT Fábio Francisco Esteves foi um dos vencedores do Prêmio Desafio Lideranças Públicas Negras, promovido para reconhecer iniciativas de agentes que, nos últimos cinco anos, tenham buscado a redução da desigualdade racial, com a ampliação do acesso e do desenvolvimento profissional de pessoas negras no setor público. A iniciativa vencedora foi o Encontro e o Fórum Nacional de Juízes e Juízas Negros – Enajun/Fonajurd, idealizados pelo magistrado do TJDFT e pelo Juiz Edinaldo César dos Santos, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE e realizados desde 2017, com o objetivo de reunir a magistratura negra e pautar os impactos do racismo no Poder Judiciário.

A premiação, que foi alcançada com mais de 40% dos votos entre as 5 iniciativas finalistas, foi destaque em matérias publicadas no site do Supremo Tribunal Federal – STF, órgão ao qual o Juiz Fábio Francisco Esteves está cedido, como auxiliar do gabinete do Ministro Edson Fachin e no site do jornal O Globo

Para o Juiz Fábio Francisco Esteves, “o prêmio revela que a sociedade civil organizada demanda por igualdade racial no serviço público. Com este reconhecimento, o Enajun se fortalece como iniciativa que promove o aumento do acesso e do desenvolvimento profissional de juízes e juízas negros, além de contribuir para atuação do Poder Judiciário no enfrentamento das discriminações”, afirmou o magistrado do TJDFT.

O Prêmio Desafio Lideranças Públicas Negras é resultado de uma parceria do Instituto Arapyaú, da Humanize, da Fundação Lemann e da República.org, com execução da Catálise Social.

 
O PREMIADO

Fabio Esteves é juiz do TJDFT e ex-presidente da Amagis/DF. Graduado em Direito pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ele é especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho, mestre em Direito pela UNB, doutorando em direito pela Universidade Autônoma de Lisboa e professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Distrito Federal.

 

Fonte: ACS TJDFT

 3 1 2021