A Juíza do TJDFT Monize da Silva Freitas Marques, uma das coordenadoras da Central Judicial do Idoso – CJI, em entrevista ao Band Cidade 2 edição desta terça-feira, 15/6, falou sobre o aumento de casos de violência contra os idosos que estamos enfrentando durante essa pandemia. Para assistir à integra da matéria clique aqui.
A matéria, divulgada durante o Junho Violeta, mês de conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, traz dados do TJDFT, destacando que, de janeiro a maio deste ano, a CJI do TJDFT atendeu 166 casos de violência contra pessoas idosas, o que representa cerca de 70% dos casos registrados ao longo de todo o ano passado. Ou seja, os números apontam que cerca de 33 idosos são agredidos por dia.
A Juíza destaca na notícia que a melhor forma de combater esse tipo de ato é com a denúncia. “Percebemos que houve um acréscimo surpreendente de violência contra a pessoa idosa neste período de pandemia”. Ela ainda deixa o canal aberto para denúncias. “Se você conhece ou convive com alguém que é vítima de violência nesses tempos, denuncie. Pode-se entrar em contato com o Disque 100, de forma anônima, ou, presencialmente em qualquer delegacia de polícia, além de fazer uso dos demais meios de ouvidoria tanto do Ministério Público como nos conselhos dos idosos.”
Dados do TJDFT apontam que do total de atendimentos realizados pela Central Judicial do Idoso, de janeiro a maio deste ano, 56 foram relativos à violência psicológica, na sequência aparecem a violência financeira (37 casos), a negligência (32) e a violência física (25).
Fonte: ACS TJDFT