16 05 16 2

O Projeto Falando Direito: Educação para a Cidadania, lançado no dia 19 de abril, pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e a empresa Aula Móvel, conta agora com um endereço na internet: projetofalandodireito.com.br. O portal é o resultado do trabalho conjunto de empresas parceiras que atuam voluntariamente com o projeto, além de magistrados e defensores que estão a frente da ação social.

O site apresenta as detalhes do Projeto, sua proposta de educação em direitos e seu funcionamento geral. O Portal integra: o Blog, canal com notícias rotineiras sobre a ação e temas correlacionados com o tema; o Espaço professor; o Espaço Aluno, para cadastro dos participantes com acesso a arquivos e materiais apresentados em aula; e o Dia do Aprendizado, que possibilita uma interação maior com os alunos, que, por sua vez, expõem suas percepções sobre as aulas, semanalmente. O site traz a página O Projeto, com detalhes sobre a base ideológica do projeto, as aulas presenciais e as aulas da plataforma virtual (EaD), entre outros detalhes, como equipe, depoimentos e os estados participantes (resultado da expansão nacional).

As aulas do “Falando Direito” ocorrem, presencialmente desde o dia 19 de abril, no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Hugo Auler, no Núcleo Bandeirante, com três módulos distintos: o “Falando Direito com os estudantes”, todas as terças e quintas-feiras, das 19 às 21h; o “Falando Direito com os Professores”, bimestralmente, às quartas-feiras, com aulas expositivas dialogadas; e o “Falando Direito com a Família”, toda última quarta-feira do mês, com aulas expositivas. Integram o material didático: a Constituição Federal, o Código Civil, o Código Penal, o Código do Consumidor, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outras leis. No decorrer das aulas, os professores também compartilharão materiais de estudos específicos.

O projeto já iniciou também a sua plataforma virtual, que permitirá o ensino à distância (EaD), por meio de aulas que são gravadas pelos professores em Brasília e disseminadas nos estados por intermédio dos defensores públicos regionais - expansão nacional que acontece por meio da ANADEP. A ideia é permitir que a ação chegue a todas as regiões do País, por meio de um pacote de disseminação virtual de conteúdo com apoio das instituições estaduais de defensores, bem como das entidades e empresas parceiras nacionais - Escola Nacional dos Defensores Públicos (ENADEP), site Penal em Foco, Etcetera Comunicação, Goint Marketing e Inova BR.

Além do site, a ação também está presente nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e, mais recentemente, no Periscope.

ASCOM/Amagis-DF - 16 de maio de 2016