Programa Cidadania e Justiça na Escola inicia mais um ano de atividades

FOTO programacidadania

O programa Cidadania e Justiça na Escola proporciona às crianças do 5º ano do ensino fundamental um aprendizado sobre questões relativas à cidadania, à ética e à justiça. Um conhecimento que permite que as relações, de agora e da fase adulta, sejam travadas com mais respeito, solidariedade, cordialidade e dignidade. Dando continuidade ao trabalho de excelência, que completa 15 anos de história, no próximo dia 2 de junho acontece a cerimônia de abertura das atividades de 2015 do programa. O evento será realizado no auditório Sepúlveda Pertence, no andar térreo do Bloco A do Fórum de Brasília, às 9h30.

Já confirmaram presença: o Secretário Adjunto de Estado de Educação, Clóvis Lúcio da Fonseca Sabino; o 2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Waldir Leôncio Júnior; o Presidente em exercício da Associação dos Magistrados Brasileiros, Juiz Ricardo de Araújo Barreto; entre outras autoridades. O Presidente da AMAGIS-DF, Desembargador Sebastião Coelho da Silva, Desembargadores e Juízes da Casa também marcam presença na cerimônia.

Criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e adotado pela AMAGIS-DF em 2001, o programa tem sido desenvolvido com a parceria do TJDFT, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e com o patrocínio da Poupex.

O programa tem como objetivo promover encontros entre magistrados, alunos e professores do 5º ano (antiga 4ª série) do ensino fundamental de escolas públicas para debater sobre direitos e deveres, organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito, além de conceitos relevantes para a formação do cidadão, como ética, justiça e cidadania. O conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência, alcança o comprometimento do cidadão com o futuro do País e acolhe o valor de Justiça Preventiva.

Para as atividades, os professores recebem uma cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas com os magistrados. O assunto é explorado em sala de aula e nas visitas do programa. O conteúdo da cartilha é detalhado pelos magistrados numa conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.

Neste ano, o programa pretende atender seis regionais de ensino: Brazlândia, Plano Piloto, Cruzeiro, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho, abrangendo 110 escolas e cerca de 15 mil alunos, em visitas regulares dos magistrados às escolas.

Em 2014, o Programa Justiça e Cidadania na Escola atendeu cerca de oito mil crianças, de 95 escolas públicas do DF. Durante o ano, o programa contou com o apoio de 27 magistrados, sendo 26 Juízes e o Desembargador Flávio Rostirola. O encerramento das atividades contou com uma grande festa de premiação aos vencedores do concurso Talmirim, realizado nas modalidades Redação, Música, Arte, Dança e Teatro.

ASCOM/Amagis-DF - 29 de maio de 2015