Novas perspectivas marcam abertura do Programa Cidadania na Escola

Foto PROGRAMAaberto2

A manhã do último dia 2 ganhou um brilho especial com a abertura da 15ª edição do Programa Cidadania e Justiça na Escola, promovido pela Amagis-DF, em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Com uma plateia animada, o Auditório Sepúlveda Pertence foi palco de mais uma oportunidade para celebrar a alegria, a leveza e o valor da criança cidadã.

Presente no evento, o Juiz assistente da Presidência do TJDFT, Eduardo Henrique Rosas, destacou o apoio integral e absoluto do Tribunal ao programa. Na sequência, a diretora executiva de Comunicação Social da Poupex, Carla Siqueira, enfatizou a satisfação da empresa em patrocinar, há 12 anos, o programa, que já tanto contribui para a formação de futuros cidadãos do país.

O secretário adjunto de Estado de Educação do DF, Clóvis Lúcio da Fonseca Sabino, explicou que as pequenas ações do dia a dia, como não furar filas, tratar bem os colegas e respeitar os professores “são atitudes simples que podem melhorar a nossa vida, melhorar a nossa escola e melhorar a nossa cidade”. Na oportunidade, destacou que nos 15 anos de existência do programa, esta foi a primeira vez que foi assinado um termo de cooperação técnica - o documento foi assinado durante a cerimônia.

O Juiz Ricardo Barreto, presidente em exercício da AMB, ressaltou que é necessário que a escola esteja munida de conhecimento, solidariedade e humanidade, para que possa cumprir seu papel. Em sua fala, o magistrado aproveitou para destacar a incapacidade da redução da maioridade penal de resolver o problema de violência no país. “A sociedade parece constituir-se presa fácil para aqueles que, de forma irrefletida, oferecem como solução para a violência a redução pura e simples da maioridade penal, como se o encarceramento de jovens fosse capaz de combater a entrada de armas em nossas fronteiras mal protegidas, o tráfico de entorpecentes, a falta de uma política eficiente de inclusão escolar, de oportunidade de primeiro emprego, de desenvolvimento da cultura, das artes e da educação, da falta de moradia e do colapso da esperança”, declarou.

O presidente da Amagis-DF, Desembargador Sebastião Coelho, agradeceu a presença de magistrados e autoridades presentes, bem como a parceria da Poupex, fundamentais na condução e sucesso do projeto. Na ocasião, elogiou o trabalho da coordenadora do programa junto à Secretaria de Educação, Karla Verdade. “Dentro de alguns órgãos existem pessoas que colocam o coração no que estão fazendo”, disse.

Em fala descontraída e próxima dos alunos, o magistrado contou sua história de vida e sugeriu que as crianças traçassem objetivos e, que mesmo não sendo fácil, perseguissem seus sonhos, porque eles poderiam chegar lá. “Com esforço, podemos atingir os objetivos que nós temos na vida. Com quinze anos eu já estava determinado que seria advogado”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente institucional da AMB, Sergio Junkes e o coordenador de Educação em Direitos Humanos e Diversidade, Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro.

Para os magistrados que desejam fazer parte do Programa Cidadania na Escola, basta entrar em contato com a secretaria da Amagis-DF, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3103-7548.

ASCOM/Amagis-DF - 3 de junho de 2015