Senado comemora 70 anos da Reinstalação da Justiça Eleitoral

FOTO Justica eleitoral

O Senado Federal realizou, nesta segunda-feira, 1º de junho, sessão solene especial em comemoração aos 70 anos de Reinstalação da Justiça Eleitoral. O evento aconteceu no Plenário da Casa legislativa e contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, do presidente do Congresso, Renan Calheiros, e demais autoridades dos Três Poderes da República.

O presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal, Desembargador Sebastião Coelho também esteve presente na cerimônia e enfatizou que a Justiça Eleitoral é importante para o Estado Democrático de Direito, pois é a responsável pela organização e realização de eleições.

A Justiça Eleitoral foi criada em 1932 com a instituição do Código Eleitoral. Ela é um ramo especializado do Judiciário que tem como finalidade cuidar de eleitores, de candidatos e de seus votos.

Durante o Estado Novo, no governo Getúlio Vargas, de 1937 até 1945, teve suas atividades interrompidas. Com a saída de Getúlio do poder (1945), houve o início de um período de redemocratização do país, com a criação do novo Código Eleitoral, a reinstalação da Justiça Eleitoral e as eleições diretas para presidente da República e Congresso Nacional.

ASCOM/Amagis-DF - 1º de junho de 2015