Amagis-DF apoia Encontro da Compós em Brasília

FOTO COMPOS

Na noite da última terça-feira, 9 de junho, o auditório da Universidade Católica de Brasília (UCB), campus da Asa Norte, foi palco da abertura oficial do 24ª Encontro da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação para o fortalecimento e qualificação das Pós-Graduações em Comunicação no país -, que este ano acontece em Brasília, até sexta-feira, 12. A Juíza Theresa Karina de Figueiredo Barbosa, diretora de comunicação da Associação dos Magistrados do Distrito Federal, prestigiou a solenidade e foi cumprimentada da mesa de abertura pela coordenadora do evento, a professora da Universidade de Brasília, Thaís de Mendonça Jorge, em agradecimento à Amagis-DF pelo apoio prestado ao evento.

Presidida pelo reitor da Universidade Católica, Gilberto Gonçalves Garcia, a mesa de boas-vindas foi composta ainda pelo presidente da Compós, Eduardo Morettin, pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Paulo Sales, e pelo reitor da UnB, professor Ivan Camargo.

Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o professor Muniz Sodré ministrou, na ocasião, a conferência “Pressupostos históricos da comunicação”, com destaque para a vinculação do chamado campo comunicacional com instâncias da sociabilidade contemporânea, com ênfase no papel da economia financeira. O tema é abordado em seu mais recente livro - A Ciência do Comum: notas para o método comunicacional, publicado em 2014, pela Editora Vozes.

Segundo Sodré, a internet é hoje a base para a impetração do capital em todos os espaços da vivência humana, pela naturalização do mercado financeiro. “A comunicação e a informação consistem na lógica da sociabilidade. Acabou a era da comunicação de massa. A internet apresenta uma nova comunicação”, argumentou.

“No âmbito do capitalismo, a dimensão simbólica da comunicação implica em uma nova forma de pensar e se comportar. Um novo modo homólogo ao modo de ser da riqueza”, completou.

Ao final foram homenageados os vencedores do Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela de 2015.

O evento reúne até sexta-feira pesquisadores de todo o país para apresentações e comentários sobre artigos e teses da área de comunicação, divididos por temas: Comunicação e Cultura; Comunicação e Experiência Estética; Comunicação e Cidadania; Som e Música; Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual; Estudos de Jornalismo; Memória das Mídias; Comunicação e Política; Consumo e Processos de Comunicação; Cultura das Mídias; Epistemologia da Comunicação; Imagens e Imaginários Midiáticos; Recepção em Processos Midiáticos; Comunicação e Cibercultura; Comunicação e Sociabilidade; Estudos de Televisão; e Práticas Internacionais e Linguagens na Comunicação. Mais informações no site do Encontro.

ASCOM/Amagis-DF - 10 de junho de 2015