Em sessão solene realizada nesta terça-feira (16), o advogado Luiz Edson Fachin tomou posse como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios, Desembargador Sebastião Coelho da Silva, compareceu à solenidade que aconteceu no Plenário da Corte. O Presidente da Casa, Ricardo Lewandoswki, deu as boas vindas a Fachin e manifestou a satisfação dos pares “por ter, nos quadros da Suprema Corte, um magistrado com as suas qualificações profissionais e acadêmicas”.
Além de todos os ministros do Supremo, também estavam presentes o vice-presidente da República, Michel temer, os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB- AL), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entre outras autoridades.
Indicado pela presidente Dilma Rousseff, o magistrado ocupará vaga que estava em aberto desde julho do ano passado, devido a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Agora, a Suprema Corte volta a ter 11 ministros.
Trajetória
Nascido em Rondinha (RS), o advogado e professor de Direito Civil, Luiz Edson Fachin tem 57 anos. Estudou e fez carreira profissional no Paraná, tendo se destacado como jurista e acadêmico, com atuação no Brasil e no exterior. Professor titular da Universidade Federal do Paraná, fez mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutorado no Canadá. Fachin também é pesquisador convidado do Instituto Max Planck, da Alemanha.
ASCOM/Amagis-DF - 18 de junho de 2015