Novo desembargador do Distrito Federal é empossado

FOTO posseJosapha

Tomou posse, na noite desta quinta-feira, 25, o novo Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Dr. Josaphá Francisco dos Santos. O Presidente da Amagis-DF, desembargador Sebastião Coelho da Silva participou da solenidade, assim como o Presidente do TJDFT, Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, o Governador do DF, Rodrigo Rollemberg, a Procuradora-Geral da Justiça do DF, em exercício, Selma Sauer Brom, o Presidente da OAB/DF, Dr. Ibaneiz Rocha e o Ministro do STJ Rogério Schietti.

Depois de assinar Termo de Posse, o novo Desembargador foi condecorado com a Ordem do Mérito do Judiciário do Distrito Federal e Territórios. Ele passa a ocupar a vaga oriunda do quinto constitucional da OAB-DF, em decorrência da aposentadoria do Desembargador Dácio Vieira.

Ao apresentar os traços biográficos do novo Desembargador, o Presidente do TJDFT destacou: “sua história de vida é um descortinar de sucessos públicos que abrangem os mais variados matizes sociais e profissionais”. Natural de Ilhéus (BA), o novo Desembargador é “a síntese personificada da cultura e amabilidade do povo baiano”, concluiu o desembargador Getúlio, referindo-se ao perfil do novo magistrado, que vem de uma infância difícil na Bahia, passando pela Marinha no Rio de Janeiro e, por fim, em Brasília, onde concluiu o curso de Direito e ingressou na advocacia.

O Desembargador Josaphá Francisco dos Santos atuou como advogado por mais de 20 anos. Ocupou o cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do DF, onde foi também Ouvidor-Geral; foi Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do DF e Presidente do Colégio de Diretores das Escolas Judiciárias Eleitorais. Foi, ainda, coordenador dos programas de Formação de Políticos do Futuro no âmbito do DF (2011) e Eleitor do Futuro e Inclusão Social desde a Infância (2010-2014). É pós-graduado em Processo Civil pelo Centro Universitário de Brasília - Uniceub, onde é professor na graduação em direito, cursando ainda mestrado em Políticas Públicas.

A AMAGIS-DF dá boas vindas ao novo magistrado, desejando-lhe sucesso no cumprimento de múnus constitucional.

 ASCOM/Amagis-DF - 26 de junho de 2015