Workshop “Constelações aplicadas à conciliação e à mediação de conflitos”

FOTO workshop

No último sábado, 18 de julho, a Escola da Magistratura, localizada na sede da Amagis-DF, no TJDFT, recebeu o Workshop "Constelações aplicadas à conciliação e à mediação de conflitos". Na ocasião, magistrados, servidores públicos, psicólogos, advogados, dentre outros profissionais, participaram do evento, liderados pelo Juiz Sami Storch, do Tribunal de Justiça da Bahia.

O workshop abordou os conflitos familiares através do Direito Sistêmico e a técnica da aplicação das constelações. A Constelação Familiar é um método psicoterapêutico recente, com abordagem sistêmica fenomenológica, de fundo filosófico, desenvolvido pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.

O Juiz Sami Storch participou de diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger. O magistrado aplica as constelações há três anos, aliado ao Direito, com resultados positivos. "Me sinto motivado com uma missão de divulgar as constelações. É consenso a necessidade de encontrar novos caminhos para ter mais eficácia na melhoria da sociedade", salienta o juiz, que atua atualmente na cidade de Amargosa, interior baiano.

O impacto das constelações na resolução de conflitos apresenta resultados muito relevantes: em 100% dos casos de realização da constelação com a presença dos envolvidos, há acordos; em 93% das situações com a presença de pelos menos um envolvido, há conciliação; e em 80% dos casos, sem a presença das partes, há também um consenso.

A Juíza Margareth Aparecida Sanches, titular da 2ª Vara de Família de Planaltina, foi uma das participantes do Workshop. Na ocasião, a magistrada demostrou interesse pela aplicação das técnicas nos casos de conflitos intrafamiliares. “A gente não resolve processos, a gente resolve problemas. Estou aberta a receber algo e compartilhar na vara".

O workshop foi realizado das 9 às 18h e contou com a interação e o envolvimento dos presentes para a prática da constelação.

ASCOM/Amagis-DF - 20 de julho de 2015

      Workshop2      Workshop3