O Tribunal de Justiça do Distrito Federal aderiu, pela quinta vez consecutiva, ao movimento internacional "Outubro Rosa", que visa alertar a população sobre o câncer de mama. Como forma de divulgar a luta no combate a esse tipo de câncer, a fachada do Palácio de Justiça ficará iluminada com a cor rosa, durante todo o mês de outubro.
O TJDFT, órgão que sempre apoia causas de cunho social, integra mais uma vez o movimento, iluminando o Palácio da Justiça com a tonalidade rosa, cor que remete ao laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O ato de iluminar de rosa prédios públicos, pontes e teatros surgiu para expandir o Outubro Rosa junto à população, tornando-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo.
A ação também integra o Festival de Saúde Total do TJDFT - FEST 2015, que acontecerá de 19 a 23 de outubro com o tema “Vivemos mais! Vivemos melhor?”.
Saiba como surgiu o movimento Outubro Rosa
O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Outubro Rosa no Brasil
No Brasil, a primeira iniciativa vista foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo-SP, em outubro de 2002. A cada ano a adesão ao movimento foi aumentando. Em outubro de 2008, a Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganhou iluminação rosa. No ano de 2011, além do Palácio da Justiça, o Congresso Nacional, Museu Nacional, Memorial JK, Catedral, prédios do anexo do Palácio do Buriti, Secretaria de Saúde e Torre de TV também ganharam iluminação especial em Brasília.
Fonte: TJDFT - 1º de outubro de 2015