Magistrado fala sobre Audiência de Custódia à Rádio CBN

19 10 15

O Juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça do DF, Pedro Yung-Tay Neto, concedeu, na última sexta-feira, 16 de outubro, entrevista à Rádio CBN, sobre Audiência de Custódia. O projeto do CNJ, instituído semana passada no Distrito Federal, tem como objetivo reduzir o número de presos provisórios, que ainda não foram julgados.

Atualmente, 41% da população carcerária nacional aguarda julgamento e, a ideia do Projeto Audiência de Custódia, originado no Conselho Nacional de Justiça - CNJ, é restringir o encarceramento às pessoas que realmente representem ameaça à sociedade.

Segundo o Juiz Pedro Yung-Tay Neto, "quando o juiz vê o cidadão, ele tem a condição de verificar, na hora, se aquele indivíduo oferece ou não riscos à sociedade". Assim, "a pessoa que não tem um histórico de prática de crimes e que, eventualmente, praticou um pequeno furto e que não oferece risco algum à sociedade, vai ter a possibilidade de passar pela análise de um juiz, num prazo muito curto, e vai poder responder ao processo dele em liberdade".

Clique aqui e ouça a entrevista do juiz Pedro Yung-Tay Neto à Rádio CBN.

Fonte: TJDFT - 19 de outubro de 2015