De 18 a 20 de novembro, o auditório do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recebe o “Encontro Brasil-Reino Unido Gestão e Imagem da Justiça”. A solenidade de abertura ocorreu na manhã da última quarta-feira, 18 de novembro, com início das primeiras palestras com ênfase no tema “corrupção”. Participaram da mesa de abertura: o Presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro Francisco Falcão; o Diretor do The International Governance and Risk Institute (GovRisk), Dominic Le Moignan; o Ministro-Conselheiro da Embaixada do Reino Unido, Wasin Mir: as Ministras Laurita Vaz e Nancy Andrighi, Vice-presidente do STJ e Corregedora nacional da Justiça, respectivamente; além do Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz João Ricardo Costa, entre outras autoridades. A Diretora de Comunicação da Amagis-DF, Theresa Karina Barbosa, representou a Associação na solenidade.
O ministro Francisco Falcão falou sobre a relevância desse encontro, como intercâmbio de experiências que promove o fortalecimento e crescimento das instituições do estado democrático de direito. Falcão discorreu ainda sobre a importância da boa conduta do gestor público. “Se a rigidez das instituições decorre da legitimidade, e não da força, é inegável que o cumprimento da lei e a adoção de condutas adequadas pelo gestor público reforçam a sensação de que a instituição é legítima e, consequentemente, relevante”, afirmou.
Já, o presidente da AMB, João Ricardo destacou que “toda a magistratura almeja um Judiciário célere e transparente e é esse o objetivo de encontros como esse”.
O Encontro Brasil-Reino Unido Gestão e Imagem da Justiça debate temas como lavagem de dinheiro, combate à corrupção, administração de cortes e processo de julgamento, aquisições e relacionamento do Judiciário com a imprensa.
ASCOM/Amagis-DF - 19 de novembro de 2015