×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/galerias/FOTOS-27-11-15
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/galerias/FOTOS-27-11-15

ELEIÇÕES DIRETAS - A LUTA CONTINUA

09

"Uma semente foi plantada em favor da democratização do Poder Judiciário". Assim se manifestou o Desembargador Roberval Belinati, na última sexta-feira, 27, acerca da decisão do Tribunal Pleno Administrativo que, ao interpretar os termos do art. 96, I da Constituição Federal, entendeu que somente os magistrados integrantes da segunda instância são considerados membros do Tribunal e, portanto, somente estes têm direito a voto para eleição do Presidente.

Houve, contudo, cinco votos divergentes, da lavra dos Desembargadores Sebastião Coelho, Roberval Belinati, George Lopes, João Egmont e João Timóteo. Para os desembargadores mencionados o conceito de 'membros dos Tribunais' alcança magistrados de primeira e segunda instância, pois se cuida de uma só carreira.

"Respeitando a decisão do Tribunal no seu entendimento pela inadmissibilidade de se votar a pauta, nossa luta continua no Congresso Nacional com a PEC 187/2012, para efetivamente democratizar e valorizar a participação de todos os magistrados nos destinos dos tribunais. Por outro lado lamento que o Tribunal tenha renunciado uma oportunidade de vanguarda. A luta continua no Congresso e na LOMAN", destacou o Desembargador Sebastião Coelho da Silva, Presidente da Amagis-DF.

Em seguida, o Pleno deliberou sobre a proposta da Amagis-DF que pedia o fim do critério da antiguidade dos desembargadores na escolha dos dirigentes do Tribunal. A proposta foi votada no mérito, tendo obtido 28 votos contrários e sete favoráveis.

ASCOM/Amagis-DF - 30 de novembro de 2015

Mais fotos

{gallery}FOTOS-27-11-15{/gallery}