O Presidente da Amagis-DF, Desembargador Sebastião Coelho da Silva, participou na última terça-feira, 15 de dezembro, da solenidade de posse do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais brasileiros, realizada na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do DF. O evento, dirigido pelo presidente da Casa, Desembargador Getúlio de Morais Oliveira, contou com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Ricardo Lewandowski, entre outras autoridades.
Na ocasião, tomou posse como presidente do Conselho o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em substituição ao Desembargador Milton Nobre, do Tribunal de Justiça do Pará. Eleito por aclamação, o magistrado ressaltou que a sociedade exige hoje gestores comprometidos com o “bem servir”. Na oportunidade, citou as eleições diretas nos tribunais. “Não rejeitamos as eleições para os cargos diretivos dos tribunais; o que não temos ainda é posição firmada e unânime sobre ela ou sobre a forma como se daria. Mas temos consciência de que a transparência e a participação dos magistrados de primeiro grau na administração são indispensáveis, mormente na construção do planejamento estratégico e da proposta orçamentária”, enfatizou.
O novo presidente do Conselho também falou sobre a proposta de mudança da jurisdição eleitoral para a Justiça Federal, e reforçou a posição contrária do colegiado. “Defendemos a competência atual da Justiça Eleitoral, exemplo de eficiência e credibilidade, a demonstrar a excelência dos juízes de direito”, disse.
Também estiveram presentes no evento, o Presidente da AMB, João Ricardo Costa; o Coordenador da Justiça Estadual da AMB e Presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), Gervásio Santos; o Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Gustavo Plech; o Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Leonardo Trigueiro; o Presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), Antenor Cardoso Soares Júnior; e o Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis-MG), Hebert Carneiro.
{gallery}Fotos-15-12-15{/gallery}
ASCOM/Amagis-DF - 16 de dezembro de 2015