CNJ e DEPEN-MJ elogiam atuação de juízes do DF em Audiências de Custódia

14 01 16

O Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), Desembargador Sebastião Coelho, acompanhou, na tarde desta quinta-feira,  14, mais uma visita realizada ao Núcleo de Audiência de Custódia (NAC). Dessa vez, o Núcleo recebeu a visita do Conselheiro do CNJ Bruno Ronchetti, atual Supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do órgão (DMF); do Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (DEPEN-MJ), Renato De Vitto. A visita foi acompanhada também pela Presidente do TJDF em exercício Desembargadora Carmelita Dias, pelo Corregedor de Justiça do DF Desembargador Romeu Gonzaga e pelo Assistente da Corregedoria Juiz Pedro Yung-Tay Neto.

Na ocasião, o sucesso da implantação do projeto Audiência de Custódia no DF foi enaltecida pelos visitantes, que elogiaram a atuação da magistratura local após a adesão do TJDF ao projeto, de autoria do CNJ. “Nossa visita, nesse momento, é para prestar merecido apoio aos magistrados e cumprimenta-los pelo belíssimo trabalho realizado”, disse o Conselheiro Bruno Ronchetti aos juízes Valter Araújo e  Lorena Alves Campos, responsáveis pelo Núcleo. “Os números do DF vêm sendo os mais expressivos na conjuntura nacional”, acrescentou.

O Núcleo de Audiência de Custódia da Justiça do Distrito Federal foi instaurado e começou a funcionar no dia 14 de outubro de 2015. Segundo dados do Tribunal, até o dia 31 de dezembro foram realizadas 2.322 audiências - relativas a crime diversos - sendo que, desse total, 43% (988 pessoas) foram mantidos presos e 57% (1.334 pessoas) foram autorizadas a aguardar o julgamento do processo em liberdade. 

Também participaram do encontro: o Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ e Coordenador do DMF, Luís Geraldo Lanfredi, o Coordenador do Núcleo Permanente de Projetos da Corregedoria do TJDF, Luis Antônio Garcia; e o Coordenador do Sistema Nacional de Informações Penitenciárias do DEPEN, André Girotto.

ASCOM/Amagis-DF - 14 de janeiro de 2015

 

Leia também no Portal da Amagis:

AMAGIS-DF E TJDF VISITAM NÚCLEO DE AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA DO DF

JUIZ PAULO AFONSO SIQUEIRA CONDUZ PRIMEIRA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA DO DF