TJDF apresenta programa de identificação biométrica a membros do CNJ e DEPEN

15 01 16

Por ocasião da visita realizada ao Núcleo de Audiências de Custódia - NAC, na última quinta-feira, 14, o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Bruno Ronchetti de Castro, e o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) Renato De Vitto, conheceram o programa do TJDFT de identificação biométrica facial - o PROBIO. A apresentação foi realizada pelo Coordenador do Núcleo Permanente de Projetos da Corregedoria do TJDF, Luis Antônio Garcia, e acompanhada pelo Presidente da Amagis-DF, Desembargador Sebastião Coelho e o Juiz Auxiliar da Corregedoria, Pedro Yung-Tay Neto.

O PROBIO faz o reconhecimento facial com imagens em movimento e é utilizado pelo TJDFT desde 2012, atendendo a um público de cerca de 5.500 sentenciados que fazem apresentação bimestral junto à Vepera - Vara de Execuções das Penas do Regime Aberto. O programa utiliza tecnologia não invasiva que, além de conferir dignidade aos sentenciados, personaliza o atendimento e registra precisão frequente com índice próximo a 99%. Sua implantação tem contribuído, desde então, para imprimir celeridade e segurança ao processo de reconhecimento dos apenados, além de reduzir custos, bem como as frequentes filas que se formavam junto ao Fórum. 

Interessados, os visitantes destacaram a tecnologia a ser observada e talvez ampliada, visando sua utilização em áreas que necessitam de ações de vigilância e monitoramento constantes.

ASCOM/Amagis-DF com informações do TJDFT - 15 de janeiro de 2016