O final da tarde desta quinta-feira, 17 de março, foi marcado pelo Ato Público organizado pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), em apoio ao Juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato. O Ato Público reuniu mais de uma centena de juízes em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, e destacou importância da autonomia e independência do Poder Judiciário. O evento contou ainda com a presença de juízes federais e membros do Ministério Público.
O presidente da Amagis-DF, Desembargador Sebastião Coelho, abriu o manifesto destacando que os juízes do DF e os juízes federais “não são covardes”. “Manifesto o restrito apoio ao Juiz Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, que de modo exemplar, com retidão e reiterado acerto, cumpre a lei e obedece a Constituição da República na condução da Lava Jato, com a observância de todas as garantias de direitos individuais, dentro do devido processo legal”, disse.
Na ocasião, o desembargador destacou a importância do ato da magistratura, juntamente com as demais instituições que compõem o Poder Judiciário, de rejeitar qualquer iniciativa que tente afetar a independência dos magistrados do Brasil. Elogiou os trabalhos prestados pelos membros do Ministério Público na Operação Lava Jato, bem como o trabalho dos policiais federais. “Todos esses profissionais fazem, nessa operação, um trabalho em benefício da população brasileira. Viva a Justiça”, bradou.
Presente na manifestação, o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Antônio César Bochenek, declarou que a união de todos nesse momento é crucial. “Isso é muito importante, mas principalmente para que a independência dos membros do MP e dos juízes seja garantida. Eles estão fazendo um trabalho extraordinário na Lava Jato”, pontuou.
“Estamos unidos com a magistratura nesse momento em que o país precisa consolidar a sua Democracia”, destacou também, o presidente da Associação do Ministério Público do DF e Territórios (AMPDFT), Elísio Teixeira Lima Neto. “A partir desse momento, temos certeza de que a lei vale para todos”, concluiu.
A magistratura mostrou que está unida às demais instituições republicanas para assegurar o Estado Democrático de Direito.
Veja mais fotos.
{gallery}24-03-16{/gallery}
ASCOM/Amagis-DF, 17 de março de 2016