Na noite da última segunda-feira, 18 de abril, o auditório do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) foi palco da solenidade de lançamento e sessão de autógrafos do livro “A Mulher e a Justiça - A Violência Doméstica sob a Ótica dos Direitos Humanos”. A obra, organizada pela Juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, por intermédio da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), reúne capítulos de 25 autores, dentre magistrados e servidores do TJDFT, membros do Ministério Público e professores renomados nas áreas de Direito, Psicologia, Sociologia, Comunicação Social e Antropologia.
A mesa de abertura do evento foi composta por autoridades da área jurídica e autores do livro, entre eles, o Desembargador Sebastião Coelho, Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF); o Juiz Gervásio Silva, coordenador da Justiça Estadual (AMB); a Juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, Diretora de Comunicação da AMAGIS-DF e organizadora do livro; Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Vice-Procuradora-Geral da República e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Soraia da Rosa Mendes, professora do IDP; Lia Zanotta Machado, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Antropologia e professora da UnB; e Ana Lúcia Galinkin, professora da Universidade de Brasília (UnB).
O Desembargador Sebastião Coelho falou sobre a importância de eventos como este, onde há interação com a sociedade sobre a temática da violência contra a mulher. “Estamos sob a mesma ótica, sob o mesmo Deus. Que a igualdade seja uma realidade. Enquanto não for desta maneira, eventos como este serão essenciais para minimizar essas diferenças”, ressaltou o presidente da Amagis-DF.
“Desde o primeiro momento que soube desta iniciativa, emprestei o meu apoio à causa”, afirmou o Juiz Gervásio Silva, sobre o livro “A Mulher e a Justiça - A Violência Doméstica sob a Ótica dos Direitos Humanos”. Ao citar que ainda há disparidades de gêneros, o representante da AMB destacou que “a luta pela igualdade de gênero tem longo período a percorrer, pois ainda não há participação ativa em todos os âmbitos e há preconceitos”.
“Quem trabalha com esse tema desenvolve uma sensibilidade especial”, disse a organizadora da obra e Diretora de Comunicação da Amagis-DF, Theresa Karina de Figueiredo, ao agradecer os autores do livro. A magistrada falou sobre a importância de publicações deste gênero, pois ainda há pressões de vários setores da sociedade para o não cumprimento da Lei Maria da Penha. “Quem trabalha com o tema sabe a gravidade das estatísticas, que colocam o Brasil em destaque no feminicídio”, pontuou Theresa.
A autora Ela Wiecko Volkmer de Castilho falou sobre o tema de seu artigo, no livro: a Violência Psicológica. Segundo Ela, o tema é muito pouco estudado e, apesar da Lei Maria da Penha ter utilizado o termo, sua conceituação não é clara. “Não há estatísticas exatas quanto à violência psicológica, pois a gente não sabe ao certo o que é”. A autora define a violência psicológica como uma conduta que gera dano emocional e prejuízo à autoestima. Para a autora, há diversos tipos penais que poderiam ser aplicados à violência psicológica, porém, ela investiga respostas para o problema em si. “Não estou preocupada em criminalizar as condutas, afinal elas são diversas. Mas nós devemos pensar, identificar e oferecer respostas para o problema”, explicou a professora do Paraná.
Sobre o livro:
Os interessados em adquirir o livro “A Mulher e a Justiça” devem procurar a secretaria da Amagis-DF, pelo telefone 3103-7548. A obra busca promover uma abordagem multidisciplinar do tema para aprimorar os mecanismos de prevenção e controle da violência doméstica, integrar as diversas formas de enfrentamento das questões relativas à violência e proteger as vítimas e seus familiares.
A obra conta com coautoria de: Ana Carolina Chaves; Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes; Ana Lúcia Galinkin; Antonio Henrique Graciano Suxberger; Antônio Pereira Rabelo; Bruno André Silva Ribeiro; Carmen Hein de Campos; Cláudio Nunes Faria; Débora Giestas; Deusélio Bassini Fioresi; Ela Wiecko Volkmer de Castilho; Elaine Bello Bonorino; Elen Cristina Geraldes; Jala Mahira Hassaine da Costa; Janara Kalline Sousa; Karine Brito dos Santos; Lia Zanotta Machado; Lourdes Maria Bandeira; Oriana Piske de Azevêdo Barbosa; Paula Carvalho Peixoto; Rejane Zenir Jungbuth; Soraia da Rosa Mendes; Tânia Mara Campos de Almeida; Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa; e Vanessa Negrini.
ASCOM/Amagis-DF - 19 de abril de 2016
Mais fotos
{gallery}18-04-2016{/gallery}
Fotos
Amagis-DF/Etcetera - Thiago Rodrigues